Meshuggah é uma banda sueca de metal experimental, formada em 1987. Conhecida pelo seu uso prolongado de passagens polimétricos, compassos de bateria complexos, andamentos estranhos, angulares, riffs de guitarra dissonantes e vocais rasgados.
Meshuggah é uma banda da Suécia, formada em Umeå em 1987; dois anos depois de formada, a banda lança um EP intilutalado Psykisk Testblind (traduzido fracamente como teste de imagem psicológico, talvez uma referência ao método psicológico Rorschach). Este album mostra uma influência muito forte de Thrash/Death Metal antigo, pricipalmente de bandas como Metallica, Dismember e Dark Angel. Mas o que fez a banda única foi seu som complexo, com fortes influências de jazz e fusion, misturado com seu som extremamente pesado.
Conforme o grupo vai envelhecendo, nota-se que os músicos se refinam tecnicamente a cada álbum. O grupo contém dois grandes músicos da cena metal munidal como o guitarrista Fredrik Thordendal, um autêntico virtuoso, com formação jazz e fusion e influências do músico Allan Holdsworth e o baterista Tomas Haake, que é um dos bateiristas mais virtuosos do Metal Extremo, com experimentações e mudanças rítimicas complexas.
A banda sofreu várias influências conforme o tempo. Enquanto nos álbuns Contradictions Collapse e Destroy Erase Improve, o foco era mais thrash metal, enquanto nos álbuns Chaosfere, Nothing e I, o enfoque era mais para um metal mais moderno. No último álbum da banda, Catch Thirtythree, o baterista Tomas Haake resolveu usar bateria programada com um drumkit chamado Drumkit From Hell, que é um catálago de baterias pré-gravadas feito pela Toontrack com as baterias de Morgan Ågren e do proprio Tomas Haake. Haake diz que com isso, as batidas se tornam um reforço a mais para a criatividade da banda. Com isso, o álbum é um dos mais complexos da banda. Os outros membros da banda dizem que isso foi usado devido ao pouco tempo dado pela gravadora para a produção.