Mc Xeg é um MC português, figura proeminente do Hip-Hop nacional, com três albuns já lançados.
O lançamento do seu disco de estreia realizou-se em 2001 com o nome Ritmo e Poesia, tendo-se registado uma elevada receptividade por parte do público. Com um currículo extenso que incluí participações em álbuns e Mixtapes, já considerados clássicos, com Sam The Kid, Bomberjack, DJ Cruzfader, e outras mais recentes com Nbc, Kacetado, MatoZoo, Núcleo.
Ao longo da sua carreira Xeg, caracteriza-se por controlar a mesma, da forma como controla a sua vida — simples. Sem restrições, fala do que vê e sente, o que lhe tem rendido alguma animosidade e, claro, a falta de reconhecimento típica de quem lidera e não segue. Sejam os tópicos sociais como o racismo, a guerra no Iraque ou as políticas governamentais, aborda também as questões passionais, ou direccionados para o interior da cultura Hip-Hop. O resultado tende a manifestar-se numa honestidade músical, arrasadorora e directa.
Vivendo e respirando Hip-Hop, da forma mais pura, este rapper dos anos oitenta, faz questão de nunca esquecer as quatro vertentes nos seus discos. E o álbum Conhecimento, não foge à regra, sendo um disco de batidas harmoniosas e melódicas, maioritariamente produzido pelo próprio, podendo considerar-se este segundo registo, como um filme da sua vida, onde muitas histórias são deliciosamente contadas.