Andrew Mayer Cohen, conhecido como Mayer Hawthorne é um cantor, compositor, produtor, arranjador, DJ e multi-instrumentista norte-americano de Soul, nascido no dia 2 de Fevereiro de 1979. Começou sua carreira ainda na adolescência, mas obteve seu primeiro disco e contrato com uma gravadora como profissional em 2009. Seu primeiro álbum chamado A Strange Arrangement, é uma perfeita mistura do soul dos anos 60 e 70 com leves batidas atuais.
Cresceu em Ann Arbor, Michigan, Estados Unidos, nos arredores de Detroit. “A maioria das melhores músicas de todos os tempos saiu de Detroit”, afirma o cantor, que conta com Isaac Hayes, Leroy Hutson, Mike Terry, Barry White como suas influências, mas apresenta maior inspiração nas músicas de Smokey Robinson, Curtis Mayfield, e o lendário compositor e trio produção de Lamont Dozier, Brian Holland, e Eddie Holland Jr.
Hawthorne produziu e tocou instrumentos em grande parte de sua vida, mas nunca teve a intenção de se tornar um cantor. Ele nunca foi formalmente treinado, e nunca cantou no coro da igreja ou em qualquer uma das bandas que se encontrava. Mas aqui está ele, sensação do neo-soul, que tomou a montagem da Motown modelo de linha de produção e eliminou quase todos os elementos, mas a si mesmo e algumas mãos contratado. “Eu acho que Mayer é o único artista na história do rótulo que eu assinei tendo ouvido apenas duas músicas. Às vezes, você só sabe que é a coisa certa a fazer”, diz Peanut Butter Wolf, dono da gravadora a qual Mayer pertence.
E para aqueles dispostos a acreditar em qualquer coisa é possível, é bom ser grato por ter Mayer Hawthorne em cena.