Não é exagero dizer que o palco do Circo Voador, no Rio de Janeiro, é parte fundamental da história de Maurício Baia. Nascido em Salvador, criado no Recife e morador do Rio de Janeiro há mais de 20 anos, o músico participou do projeto Baú do Raul em 1992, realizado na casa de shows carioca, um momento decisivo para sua carreira. Baia conferiu uma apresentação teatral ao show em homenagem a um de seus ídolos. Com toda essa história, o seu novo álbum solo – que traz sua mistura de MPB com rock – não poderia ter sido realizado em outro palco. Baia recebeu no Circo Voador, em dezembro de 2009, fãs e amigos para gravar o DVD e o CD Baia no Circo, que a Som Livre lança este mês.
No repertório do DVD estão músicas consagradas na história de Maurício Baia, como “Eus” (Maurício Baia / Gabriel Moura), da fase ao lado dos Rockboys, o “hino” “Habeas Corpus” (Maurício Baia/ Gabriel Moura), e ainda quatro canções inéditas. Duas delas em parceria: “Em Nome da Fome”, composta por Baia e André Gardel; e “Tá Tudo Mudando”, versão de Baia e Gabriel Moura para “Things Have Changed”, de Bob Dylan. Moura é companheiro de Baia no projeto 4 Cabeça. O coletivo, que inclui ainda Luis Carlinhos e Rogê, venceu o Prêmio da Música Brasileira como Melhor Grupo na categoria MPB. A versão de Baia e Moura recebe no DVD a participação especial de Zé Ramalho, que divide o palco com o músico para delírio do público presente no show. “Os Dias de Hoje” e “Quando Eu Morrer” levam a assinatura de Baia e completam as quatro inéditas deste trabalho.
Em 1991, Baia montou a banda Baia & Rockboyse lançou com o grupo três CDs independentes. Esta fase não poderia ficar de fora do DVD. Entram no repertório faixas que percorrem os três álbuns, lançados entre 1995 e 2001. O primeiro CD, Na Fé – produzido por Tom Capone -, está representado não só com a música que dá nome ao disco – versão de “Santa Fé”, de Bob Dylan, feita por Baia e Guga Sibérius -, como também por “Bebopsoul” (Maurício Baia), “Doce Doçura” (Maurício Baia) e “Overdose de Lucidez” (Maurício Baia/ Tonho Gebara).
Do segundo trabalho com a banda, Overdose de Lucidez, entram no DVD as faixas “Bicho Homem” (Maurício Baia/ Xina), “Trem” (Maurício Baia/ Tonho Gebara/ Xina) e “Anjo Entorpecido” (Tonho Gebara). O último CD antes do término do Baia & Rockboys, Entrada de Emergência, está representado com as faixas “Eus” (Maurício Baia / Gabriel Moura), “A Trilha Sonora da Vida” (Maurício Baia / Franco Milani / Tonho Gebara), “Rachando a Cabeça” (Maurício Baia), “Lado Oposto” (Tonho Gebara), “Baia e a Doida” (Maurício Baia / Gabriel Moura), “O Comedor de Calango E O Gerente da Multinacional” (Maurício Baia / Ana Bertani / Tonho Gebara) e “103 Chapéus de Couro” (Maurício Baia).
Baia partiu para carreira solo e lançou em 2006 o CD Habeas Corpus, muito bem representado neste novo trabalho. Deste último álbum entram as canções “Fulano, Beltrano e Cicrano” (Maurício Baia / Gabriel Moura), “Lembrei” (Maurício Baia / Gabriel Moura), “Tu” (Maurício Baia / Gabriel Moura / Pedro Moura), além da faixa que dá nome ao disco, composta por Baia e Gabriel Moura.
O show que deu origem ao CD e DVD Baia no Circo foi dirigido por Luis Carlinhos, parceiro do projeto 4 cabeça, e Duda Mello esteve à frente da produção musical. No comando da captação das imagens estava o diretor Darcy Burger, da Carioca Filmes, produtora responsável por trabalhos como Samba Social Clube, Tributo a Cazuza, além do Baú do Raul e do último DVD de Zé Ramalho.
Como não poderia deixar de ser, Baia lança CD e DVD Baia no Circo no palco do Circo Voador, dia 17 de setembro, acompanhado dos músicos Carlos Sales (bateria), Wlad (baixo), Caesar Barbosa (guitarra), Pedro Augusto (teclado), Leandro Joaquim (trompete), além da participação especial do músico Rodrigo Shá (sax e flauta).