Massive Attack é uma banda de trip hop inglesa. O Massive Attack é oficialmente 3D (Robert Del Naja) e Daddy G (Grant Marshall).
Massive Attack foi formado em torno da influente e lendária casa nocturna Dug Out e do soundsystem de estilo jamaicano. A casa tocava uma inovadora mistura de hip hop, reggae new wave e antigo house e techno que deu forma a bastante aclamado disco de estréia da banda de 1991, Blue Lines. O segundo álbum, Protection, trazendo Tracey Thorn, vocal do Everything but the Girl e o toaster Horace Andy e produzido pelo Massive Attack e Nellee Hooper, foi lançado em 1994 e similarmente bem recebido - e, como Blue Lines, vendeu mais de dois milhões de cópias. Mezzanine foi lançado em 1998 e além de vender três milhões mundo afora, levou a banda a uma nova direcção, conduzida por guitarra - e continha o sublime Teardrop trazendo a vocalista do cocteau twin, Elizabeth Frasier.
Horace Andy tem uma importante participação em todos os álbuns da banda como Nicolette. O Massive Attack foi criado em 1988, na cidade de Bristol, na Inglaterra, são um dos pioneiros do género (por muitos considerados como os próprios inventores do trip-hop).
O Massive Attack tem até hoje cinco álbuns de estúdio, cada um extraordinário em sua própria maneira. Blues Lines, Protection, Mezzanine, 100th Window e Weather Underground inovaram e deixaram sua marca. Esse último com o colaborador e co-produtor de muito tempo Neil Davidge.