Na definição da folclorista e apresentadora de rádio e televisão Inezita Cardoso (Inês Madalena Aranha de Lima, 1925) "Chalana" é a música que simboliza o Pantanal.
A "Nova Flor", que recebeu o título "Los hombres no deben llorar" na letra versada para o espanhol por Pepe Ávila, foi gravada por Roberto Carlos em 1992, a partir de uma 'nova versão' que ele e Erasmo Carlos deram à letra, dando a edição espanhola um toque de bolero.
Aos seis anos, o menino (Mário Zan) convenceu o pai a lhe comprar uma pequena sanfona, da qual não se desgrudou mais. Aprendeu a tocar sem professor e fazia isso durante horas todos os dias. Ficou tão afiado que, aos dez anos, animou um baile de casamento, tocando em cima de uma mesa para poder espalhar melhor o som, já que não havia amplificadores.
Luís Gonzaga disse uma vez que Mario Zan era o verdadeiro "rei da sanfona".
O dobrado "Quarto Centenário", se destacou e se transformou no hino da Cidade de são Paulo. Composta em 1954 em parceria com J. M. Alves para homenagear os 400 anos da fundação da Cidade de São Paulo e venceu o concurso municipal. O disco, também em 78 RPM, vendeu 1 milhão de cópias em poucos meses.
Mário Zan (Mário João Zandomenighi), compositor, cantor e instrumentista, nasceu em Roncade (Veneto), Itália, em 9/10/1920 e faleceu em São Paulo 9/11/2006.
Em 1990, a partir da telenovela "Pantanal", da Rede Manchete, cuja trilha sonora incluía uma gravação de
“Chalana” por Almir Sater, a canção se transformou em hino da região pantaneira.
O rasqueado "Chalana", composição de Mário Zan e do paulista Arlindo Pinto (1906-1968), composta por voltade 1944, originalmente para acordeão, foi gravada pelo Duo Brasil Moreno em 1952, em um 78 RPM que tinha do Lado B outro rasqueado, "Abandonada", de Palmeira e Mário Zan.
Mário Zan foi o autor dos Hinos comemorativos dos 400 anos e 450 anos da cidade de São Paulo.
Duas das canções de Mário Zan ultrapassaram as fronteiras brasileiras: Nova Flor (gravado em inglês como "Love Me Like a Stranger", em espanhol como "Los Hombres no Deben Llorar", em alemão como "Fremde oder Freunde") e o Hino do Quarto Centenário de São Paulo.
Comp., instr. Roncade (Veneto), Itália 9/10/1920-. Tinha quatro anos de idade quando sua família veio para o Brasil, fixando-se em Santa Adélia SP. Fascinado pela música apresentada nos bailes sertanejos desde criança, estudou acordeom com Ângelo Reale e teoria musical...