×

Biografia de Marcelo Costa Santos

Iniciou a carreira artística na década de 1970. Integrou o elenco do filme "Minha namorada", de Zelito Viana e Armando Costa. Também como ator, participou dos filmes “Viúva virgem”, de Pedro Rovai, e “Sítio do pica-pau amarelo”, de Geraldo Sarno. O primeiro disco, gravado em 1976, foi um compacto simples com suas canções "Morena" (c/ Ney Costa) e "Lua nova".

No ano seguinte, a faixa "Morena" foi incluída no LP que registrou a trilha sonora de "Tchan-A grande sacada". Também em 1977, a faixa "Lua nova" fez parte da coletânea "Aqui dentro: música". Compôs, em parceria com Dadi, a música "A Cor do Som", registrada no primeiro LP do grupo homônimo, lançado pela WEA. Ainda nesse ano, lançou mais um compacto simples, contendo "Tempo de estio" (Caetano Veloso), canção que alavancou sua carreira por ter sido bastante executada nas emissoras de Rádio, e "Melô da estudante", de sua exclusiva autoria. Também nesse ano, lançou um compacto duplo com suas composições "Morena" e "Brasa dormida", ambas com Ney Costa, "Momento" e "Lua nova".

Em 1978, gravou seu primeiro LP, registrando suas canções "Brasa dormida", "De fogo, luz e paixão", "Algo no ar" e "A palavra", todas com Ney Costa, "Som moleque", "Melô da estudante", "Jeitinho", "Selim de bicicleta" e "Brasa do sol", além de "Festa no céu" (Nelson Ângelo e Ronaldo Bastos), "Um sonho" e o hit "Tempo de estio" (Caetano Veloso). O disco contou com a participação de Ivan Lins (na faixa "Brasa do sol") e Gal Costa (na faixa "De fogo, luz e paixão") (c/ Ney Costa), respectivamente. Essa última canção tornou-se um de seus maiores sucessos, ao lado de "Tempo de estio". A faixa "De fogo luz e paixão" foi incluída, nesse mesmo ano, na trilha sonora da novela "Pecado rasgado" (Rede Globo) e na coletânea "Comportamento geral".

Lançou, em 1979, o LP autoral "Alimento e paixão" (1979), contendo as faixas "Cunhatã", "Dias dançantes", "Bom", "Eles nº 2", "Sob o sol de uma rumba", "Balanço das horas", "Talvez" e a faixa-título, todas de sua parceria com Ney Costa, "Única" (c/ Renato Corrêa), "Rosa e vento" (c/ Ney Costa e Márcia de Almeida), "Fogo no corpo" e "Não leio mais os jornais".

Em 1981, lançou dois compactos simples com composições próprias: o primeiro com "Abre coração" (c/
Jim Capaldi) e "Primeira consciência"; e o segundo com "Com você eu vou" (c/ Jim Capaldi) e "Meu tesouro". Nesse mesmo ano, a faixa "Abre coração" foi incluída na trilha sonora da novela "Amor é nosso!" (Rede Globo).

Gravou, no ano seguinte, o LP "Jogo de espelhos", registrando suas canções "Vai mais coração", "Fez agora paga", "Com você eu vou" e "Abre coração", todas de sua parceria com Jim Capaldi, "Colar de pérolas" (c/ Ney Costa e Gray), "Jogo de espelhos", "Louco por você", "Meu tesouro" e "Secretária eletrônica", além de "Só de brincadeira” (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), "Quero-te assim" (Tito Madi) e "Mar de ilusão" (Djavan). A faixa "Abre coração" foi bastante executada nas emissoras de Rádio, ficando definitivamente associada ao artista. Em 1983, lançou o LP "Encanto".

Integrou, como ator e cantor, o elenco do especial infantil "Verde que te quero ver" (Rede Globo/1984), de Paulinho Tapajós e Edmundo Souto, representando o personagem "Palhaço Real", também título da canção de autoria de Edmundo Souto e Paulinho Tapajós interpretada por ele e incluída no LP "Verde que te quero ver" (Som Livre), com a trilha sonora do musical.

Em 1985, gravou o LP "Estrela do meu clip", no qual registrou suas composições "Cantando e andando" (c/ Dadi), "Rockmania", "Reze e berre", "Perdidos na noite" e a faixa-título, além de "Gatinha de rua" (Cazuza e Frejat), "Bianca" (Joe e Gastão Lamounier), "Amor de ponte aérea" (Nico Resende) e "Clic (Lobão e Bernardo Vilhena). O disco contou com a participação de Cazuza, na faixa "Gatinha de rua". Participou da coletânea do LP “Alta rotatividade” (Som Livre/1986), com a faixa “Amor de ponte aérea” (c/ Nico Resende).

Lançou, em 1987, o LP "Olhos de diamante" contendo as seguintes canções de sua autoria: "Nosso love me comove" (c/ Evandro Mesquita), "Doce fantasia" (c/ Ney Costa), "Tempo de prazer" (c/ Graça Motta), "Gata feiticeira" (c/ Dadi), "Não pare de sonhar", "Graças a Deus", "Meu bom", "Overdose", "Mais um pouco" e a faixa-título. Também no repertório, a faixa "Todo o amor", versão de Ronaldo Bastos para a música "Love's in need of love today" (Stevie Wonder).Ainda na década de 1980, integrou o elenco de atores de “Rockmania”, de Adnor Pitanga. Para a trilha sonora, compôs e gravou o tema de abertura do filme.

Em 1994, gravou o CD "Nítido", registrando suas composições "Todo beijo" (c/ Graça Motta), "Cabelo molhado" (c/ Carlos Colla), "Pedras" (c/ Ney Costa), "Ar de amor" e "Pensando em você", além de "Ela é carioca" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), "Trem das 7" (Raul Seixas) e "Meu amor"
(Chico Buarque). Complementando o repertório, um pout-pourri com suas canções "Com você eu vou" e "Abre coração", ambas com Jim Capaldi.