Marc Lavoine Lucien é um cantor e ator francês nascido em 6 agosto 1962 em Longjumeau, perto de Paris. Em 1985, seu hit "Elle a les yeux revolver", alcança o ranking e marca sua inserção no cenário musical francês. Embora ele começou como ator em papéis secundários, é com a música que Marc Lavoine foi revelado ao público. A sua voz contagiante e seus olhos claros, lhe renderam o rótulo de "cantor de Shopgirl. Nesse mesmo ano, ele lançou seu primeiro álbum de Marc Lavoine com Fabrice Aboulker, seu compositor. O álbum rapidamente se tornou sucesso. Ele, então, gravou um dueto em 1987 com Catherine Ringer, a cantora Rita Mitsouko intitulada "Qu'est-ce que t'es belle".
Em 1989, Marc Lavoine lançou seu terceiro álbum, "Os Amores de domingo, que vende 300 000 exemplares.No ano seguinte, ele escreveu para o álbum de Caribou cantor Quebec Martine St. Clair, onde ele realizou um dueto com sua canção Hemingway. Em 1992, Marc Lavoine gozou grande sucesso com a música de Paris e, em seguida, lançou seu sonhador False álbum. Em 1996, lançou seu álbum Lavoine Matic e da canção "Essa é a França" recebeu a Victoire de la Musique de melhor canção de 1997, liberação de seu álbum Seventh Heaven.
Em 2001, Marc Lavoine gravaram um álbum juntos, pela primeira vez por uma orquestra filarmônica. Ele duetos com Claire Keim e Marocco Cristina. Em janeiro de 2004 ele foi nomeado para o preço do Francophone Male Artist of the Year "no Music NRJ Awards, em Cannes. No ano seguinte, lançou seu álbum The Hour of vendeu cerca de 600 000 cópias.
Além disso, Marc Lavoine subiu em 1997, o jornal Le Papotin, escritas por crianças com autismo. Neste sentido, cria a associação Papotin, (segundo o jornal Le Papotin) com a intenção de ajudar as crianças com autismo.
Em Agosto 31/2009 lança Volume 10, que como o próprio nome sugere, é o décimo álbum de estúdio de Hector Lavoe. Este álbum contem 2 duetos, primeiro com a Grã-Love Valérie Lemercier, o segundo lentamente com sua filha Yasmine. Semana que vem é o primeiro single deste álbum.
Aos 16, ele decidiu agir. Ele fez sua estréia como ator em filmes de televisão muitos e ganhou um papel no Coffee Break, uma popular série de TV. Em 1994, ele desempenhou um papel em um filme de Claude Chabrol, O Inferno, com Emmanuelle Béart e Cluzet François.
Em 1997, ele apareceu em um episódio da série "Le juge est une femme" (O juiz é uma mulher), em 1999, e cantou com Chantal Lauby Evamag no sitcom. Em 2000, Marc Lavoine aparece no filme "Dans la gueule du loup". Em 2003, ele estrelou o filme "The Good Thief", com Nick Nolte, Gérard Darmon e Karyo Tchéky. Em novembro de 2007, ele ganhou o prêmio de melhor ator no Cosne festival-sur-Loire por seu papel no filme
O seu filme mais famoso continua sendo, "Le coeur des hommes" (2003 et 2007). Marc casou-se civilmente em 16 de maio de 1995 com a princesa Sarah Poniatowski (nascida em 3 de Março de 1973).
Em 25 de maio de 1995, Marc celebrou seu casamento católico. Marc tem um filho, Simon, que nasceu em 1984 de um casamento anterior e sua união com Sarah, e depois com Sarah, nasceu Yasmine (1998) e Roman (2007)
Em abril 2007 foi nomeado Cavaleiro da Legião de Honra. Marc tem um irmão mais velho, Francis, que é cinco anos mais velho que ele, um "big brother" que lhe deu sua primeira guitarra. Francis coloca toda a sua energia na luta contra o analfabetismo em França (cerca de 4 milhões de pessoas) em um contexto onde os recursos públicos são insuficientes.