Mako (Masako Tanaka), uma jovem e graciosa cantora e instrumentista japonesa se apaixonou pela música brasileira, principalmente a bossa nova, choro e samba, quando ainda vivia no Japão, tendo fundando o grupo de samba Telecoteco. Influenciada pela música e com o intuito de se aperfeiçoar na língua e nos ritmos brasileiros, ela que nasceu em Kōbe, um importante centro econômico japonês, mudou-se sozinha para o Brasil, em 2001 e, desde então, mora no Rio de Janeiro, mas já se apresenta como cantora e percussionista nas principais capitais do país.
Ainda com um sotaque japonês bem acentuado, a neo-brasileira, canta músicas em português com um jeito bem carioca. O resultado pode não ser excepcional, mas agrada ao público e surpreende até os críticos mais rigorosos.
No primeiro semestre de 2010 ela lançou o seu primeiro disco solo "Algumas Cores", cantando o melhor da música popular brasileira, acompanhada por grandes músicos; todos radicados no Rio de Janeiro, como Israel Dantas, produtor musical, arranjador e violonista, Robertinho Silva, percussionista e baterista, Roberto Menescal, compositor e guitarrista, Alessandro Valente, arranjador e cavaquinista e Cláudia Castelo Branco, compositora e pianista, além do Grupo Sushi na Brasa, que a tem acompanhado, e Zé Américo, arranjador, pianista e acordeonista. No repertório, alguns dos melhores compositores brasileiros, como Cartola, Noel Rosa, Dorival Caymmi, Baden Powell e Vinícius de Morais, e também melhores compositores brasileiros e japoneses atuais, inclusive a própria cantora. O projeto “Algumas Cores” foi lançado em shows no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Como cantora, tem-se apresentado regularmente com o gruo Sushi na Brasa, especializado em samba de raiz e choro tradicional. O grupo já participou do programa "Semeando Esperança", apresentado pela atriz Myriam Rios e realizado pela TV CN, no Rio de Janeiro. Em maio e em setembro de 2007 o grupo fez temporadas no Rio Scenarium, uma das melhoras casas de show do Rio de Janeiro.
Em julho de 2008 para comemorar os cem anos da imigração japonesa no Brasil MAKO apresentou em São Paulo e em Brasília com o violonista João Lyra, um dos melhores violonistas do Brasil, para participar do evento, Aliança Politec e Mitsubishi Corporation. E também dividiu palco do Mistura Fina com Roberto Menescal e Wanda Sá, uns dos grandes violonistas e cantores da Bossa Nova e MPB, e outros, para o programa, Bossa Nova Sol Nascente, da TV Brasil.
Em janeiro de 2009 foi chamada para montar um grupo de Bossa Nova, Japa Bossa Nossa, por dono do Bar, Depósito de Velharias do Nonô (ex-Cantinho da Fofoca) onde a banda se apresenta. A matéria sobre esse trabalho saiu no Rio Show do Globo Online no dia 13 de janeiro de 2009.
Em fevereiro de 2009 participou no programa da TV “Larica Total”, Episódio 17 - Sushi de Feijoada, no Canal Brasil.
Em julho de 2009, fez participação na gravação de Márcio Lomiranda cantando um dos maiores sucessos da música japonesa em japonês, Sukiyaki (Uewo Muite Arukou).
Além da música brasileira, MAKO apresenta-se também cantando música tradicional japonesa. Este trabalho foi apresentado na comemoração dos 10 anos do Jardim Japonês, em novembro de 2005; no II Festival Internacional de Trovadores e Repentistas de Fortaleza, em dezembro do mesmo ano; no projeto de Brasília Uma Janela para o mundo em 2006.
Em 2008 foi convidada para participar das festividades comemorativas dos cem anos da imigração japonesa no Brasil, apresentando-se em diversos eventos, como no Palácio da Cidade, no Instituto dos Magistrados do Brasil e no Fórum Internacional do Meio Ambiente ao Ano do Intercâmbio Brasil-Japão, no Rio de Janeiro e em Brasília.
Ela tem se apresentado como percussionista, integrando, desde 2002, o grupo “Monobloco”. Participou também dos grupos “Levadas” e “Mulheres de Chico”, com várias apresentações no Brasil e no exterior.