Madagascar é um filme de animação gráfica estadunidense lançado em 2005. O filme teve tanto sucesso que acabou gerando uma sequência: Madagascar 2. O filme foi dirigido por Eric Darnell e Tom McGrath, e produzido pela DreamWorks Animation SKG.
O filme conta a história de quatro animais do zoológico de Nova Iorque que foram transferidos para a África, porém perdendo a rota para Madagascar.
Alex, o leão; Marty, a zebra; Melman, a girafa hipocondríaca e Gloria, a hipopótama têm uma boa vida no Zoológico do Central Park onde eles se apresentam. Marty, celebrando seu décimo aniversário, fica curioso de como seria a vida na selva. Quando ele descobre que os pinguins mercenários planejam fugir do zoo, ele os segue. Ele tem uma vaga lembrança que a selva pode ser encontrada em Connecticut, então numa noite, ele foge do zoo e vai à Estação Central. Quando os outros descobrem que Marty sumiu, seguem-no em um Subway. Saindo da Estação Central, eles assustam muitos passageiros exceto uma velha senhora que enfrenta Alex. Quando encontram Marty, eles são cercados pela polícia, exército e bombeiros, Alex é atingido por um dardo tranquilizante e dorme.
Alguns antizoos usaram o incidente na Estação Central como uma evidência para que os animais não devessem ser trancados. Por causa disso, eles são colocados em caixas de madeira a bordo de um navio. Os pinguins completaram seu plano em roubar o navio e estão agora em direção à Antártica. Durante o roubo os amigos brigam e as correntes que seguravam as caixas se partem e as caixas caem ao mar e os quatro amigos vão parar numa praia tropical em Madagascar. No início Melman pensa que eles estão na California. Então, eles conhecem uma grande tribo de lêmures comandada pelo rei Julien. Eles descobrem que não estão mais nos Estados Unidos. Em pouco tempo os 4 decidem ficar e descobrir a natureza.
Julien espera que seus novos amigos, o qual chama de "Grandes Bocós", assustarão as fossas que têm atacado os lêmures. Porém Alex está começando a descobrir seus instintos de caça e decide que deve permanecer longe de seus amigos, para não perder o controle e devorá-los.
Enquanto isso, os pingüins chegam à Antártica e decidem partir, pois a Antártica é "uma porcaria".
Quando um grupo de fossas ataca Marty, Alex diz que Marty é sua presa. Mas aí há um segredo: Alex consegue agora controlar seus instintos. Alex expulsa as fossas. Enquanto os pingüins retornam com o barco a Madagascar. Comemorando o almoço, o qual Alex descobre que peixe é bem mais gostoso que bife, os amigos retornam ao navio, com a meta de cumprir uma volta ao mundo. Os pingüins não disseram a eles que o combustível do navio acabou.