×

Biografia de Luna Sea

Luna Sea foi uma popular banda Japonesa, inicialmente de visual Kei, formada em 1989 por Ryuichi Kawamura, Yasuhiro "Sugizo" Sugihara, Shinobu "Inoran" Inoue, Jun "J" Onose e Shinya Yamada. A formação da banda permaneceu a mesma até o término da banda em 2000.

Misturando Gótico, Metal, Punk, Ska e outras sonoridades, O Luna Sea foi uma importante banda dos anos 1990. Suas músicas trafegavam entre velozes canções e belíssimas cadências. Por sua mistura de sons, a banda sempre pareceu reinventar-se a cada novo álbum, dando um charme todo especial ao seu trabalho.

A primeira aparição da banda com sua formação definitiva, ainda sob o nome "Lunacy", aconteceu no Machida Play House em Kanagawa, quando tocaram para 15 pessoas, com Ryuichi nos vocais, Sugizo na guitarra e violino, Inoran na guitarra base, J no baixo e Shinya na bateria.

Descobertos por Hideto Matsumoto (até então guitarrista do X Japan), o Luna Sea assinou com a gravadora independente Extasy Records, do fundador do X Japan, Yoshiki Hayashi, lançando assim seu debute auto-intitulado em 1991.

No começo, apostando no visual kei Rock, a banda aproveitou a gama de outros grupos seguindo o mesmo estilo, e, pela qualidade indiscutível de suas canções, o Luna Sea tornou-se major em pouco tempo. Ao longo dos anos, o visual da banda foi-se tornando mais casual e sua música adquiriu um apelo popular maior, não deixando, porém, de ter um clima sofisticado. Com o álbum Shine (1998) a banda mudou um pouco seu estilo, tornando-se mais melódico, contudo mais ríspido nos riffs de guitarra, mas deixando um pouco de lado a velocidade e o estilo dos álbuns anteriores.

Em 1999, o grupo realizou um show em comemoração de seu 10º aniversário, o "Never Sold Out Capacity", reunindo cem mil espectadores em uma única apresentação.

Em 2000 a banda separou-se. A despedida dos fãs ocorreu com dois shows em dezembro no Tokyo Dome. Desde então, os membros da banda vêm trabalhando em suas carreiras solo (Ryuichi,
J. Sugizo, Inoran), novas bandas e colaborações com outros músicos
(Sugizo com The Flare e X JAPAN). Shinya chegou a trabalhar solo, mas deixou a indústria musical após casar-se com Aya Ishiguro, do grupo de j-pop Morning Musume. Recentemente, Inoran deixou o Fake? e reuniu-se com Ryuichi para formar o Tourbillon em 2005.

Em 2008, a banda reuniu-se novamente para se apresentar no "hide Memorial Summit", realizado no dia 3 e 4 de maio, no Ajinomoto Stadium.