Influenciado por grandes nomes da música nativista, como Jayme Caetano Braun, Noel Guarany e João de Almeida Neto, o cantor e intérprete Luiz Marenco aborda em suas composições o estilo de vida campeiro.
Luiz Marenco já recebeu dois discos de ouro e em parceria com Gujo Teixeira recebeu o troféu Vitória como melhor música “Quando o verso vem pras casa” e melhor intérprete. Seu primeiro disco, gravado ao lado de seu parceiro e amigo, Jaime Caetano Braun, o levou ao prêmio Sharp, hoje conhecido como prêmio Tim.
Em junho/2009 a composição “Milonga para Cantar Querência” foi a grande campeã da 17ª Sapecada da Canção Nativa. A música tem letra de Sérgio Carvalho Pereira, e interpretação de Lisando Amaral, Luiz Marenco e Índio Ribeiro. Ao receber a noticia de que havia ganho a Sapecada, Luiz Marenco se disse muito surpreso e feliz, principalmente devido ao nível elevado do festival.
O canto de Luiz Marenco já percorreu vários estados do Brasil, assim como na Argentina e Uruguay fazendo apresentações ao lado de Pepe Guerra e Santiago Challar (folcloristas uruguayos).
Nasceu em (Porto Alegre, 22 de dezembro de 1964) é um cantor e intérprete brasileiro de música nativista.
Apesar de ter nascido em Porto Alegre, morou no Rincão da Quitéria (distrito de São Jerônimo), onde aprendeu as coisas simples da...