×

Biografia de Luiz De Castro

Luiz de Castro
11/12/1936 Campo do Meio, MG

Passou a infância no interior de Minas Gerais, onde teve contato com violeiros.

Em 1959, teve sua primeira composição gravada por José Orlando: "Somente tu", um tango, foi sucesso imediato, tendo sido regravada 32 vezes no Brasil, tornando-se campeã de execução nas rádios e também de vendagem. Foi regravada também no México, Argentina, Bolívia e França. No mesmo ano, José Lopes gravou a canção rancheira "Covarde".

Em 1960, "Somente tu"conheceu duas de suas várias regravações, ambas instrumentais, uma com Carlinhos Mafasoli ao acordeão e outra com Luiz Bordon na harpa. "Somente tu" foi gravada, também, por Cascatinha e Inhana e Alberto Fortuna. Em 1961, o Duo Brasil Moreno gravou a guarânia "Último adeus". Em 1965, gravou o LP "Pedacinho de chão", com destaque para as músicas "Pedacinho de chão", "A noite de nós dois" e "O último trago".

Nos anos de 1970, formou dupla com Tupi. Em 1973, começou a atuar na Rádio Clube de Varginha como radialista. Em 1976, passou a trabalhar na Rádio Jornal Sul de Minas, na cidade de Bueno Brandão, onde ficou por dois anos.

Teve mais de 200 composições gravadas por diversos artistas, entre os quais, Chitãozinho e Xororó, que em 1986 gravaram "O dinheiro compra tudo", com Benedito Seviero, e a dupla Peão Carreiro e Zé Paulo que, em 1988, gravou a música "Depois de um beijo", com Peão Carreiro. Outros artistas também intepretaram suas composições: Lourenço e Lourival, Zilo e Zalo, Pedro Bento e Zé da Estrada, Luisinho, Zezinha e Limeira, Duo Brasil Moreno, Milionário e José Rico e Tião Carreiro e Pardinho, entre muitos outros.

Nos anos 1990, apresentou o programa "Domingo Sertanejo", na Rádio Clube em Pouso Alegre, Minas Gerais, fazendo também apresentação de shows na região. Em 2006, o cantor Daniel, ao se apresentar, como atração principal no especial de Natal do programa "Viola, minha viola", de Inezita Barroso, cantando com José Camilo, interpretou, entre outras músicas selecionadas, "Encantos da natureza " com Tião Carreiro. A mesma composição integrou as faixas do CD "Meu reino encantado II", gravado por Daniel em 2003.