×

Curiosidades sobre Luis Vieira

Enviar curiosidade >
  • O avô, Luiz José Vieira, foi o responsável pelo alto conceito que a família possui, no Rio. Com um senso muito aguçado de comerciante, ele comprava diretamente dos fazendeiros e lavradores seus produtos e os transportava para Alcântara, Niterói, Rio. Ficou rico com tal importância que a Leopoldina lhe reservava quatro vagões só para transportar suas mercadorias. Dona Leopoldina Vieira, avó de Luiz Vieira, tornou-se estimada por todos e acabou até virando nome de rua, em Alcântara.
  • Luiz Vieira é autor de mais de 500 melodias, entre baiões, toadas, sambas e prelúdios, gravadas por mais de 50 intérpretes brasileiros. Vieira é também um profundo conhecedor de literatura de cordel e folclore.
  • Em 1954, Luiz mudou-se para São Paulo; contratado para a Rádio Record, como cantor de rádio e televisão, pelo dobro do que estava ganhando no Rio, e lá permanecendo até 1961.
  • Em 1962 Luiz transfere-se para a TV Excelsior, onde viveu o grande auge de sua carreira, com o programa "Encontro com Luiz Vieira".
  • Luiz não gosta de ser chamado de cantor e sim cantador. A diferença, segundo o dicionário Aurélio é Cantor é aquele que canta por profissão e Cantador é aquele que canta; poeta capaz de improvisar versos ao som da viola e a rebeca; violeiro é sinônimo de cantador, poeta de literatura de cordel.
  • Luiz Vieira herdou seu nome artístico de seu avó Luiz José Vieira.
  • Em 1962, Luiz Vieira fez sucesso por todo Brasil com sua obra-prima "Prelúdio pra Ninar Gente Grande", que ficou conhecida por 'Menino Passarinho'.
  • A princípio, Luiz Vieira cantava músicas românticas, valsas e sambas-canções. Uma vez, porém, no programa de Renato Murce, no Rio, imitou Vicente Celestino. Apareceu em todos os programas possíveis: na "Hora do Pato", nos "Calouros em Desfile" e no programa "Manhãs da Roça" de Zé do Norte; nessas apresentações só ganhava experiência e o dinheiro da condução.

Mais tocadas

Ouvir Luis Vieira Ouvir

Biografia

Ver completa >
Luís Vieira (Luís Rattes Vieira Filho), compositor e cantor, nasceu em Caruaru/PE em 12/10/1928. Deixou Caruaru antes dos dez anos de idade, indo para o Rio de Janeiro, onde exerceu profissões como chofer de caminhão, engraxate, lapidário e guia de...

Últimas notícias

Ver mais >