O avô, Luiz José Vieira, foi o responsável pelo alto conceito que a família possui, no Rio. Com um senso muito aguçado de comerciante, ele comprava diretamente
dos fazendeiros e lavradores seus produtos e os transportava para Alcântara, Niterói, Rio. Ficou rico com tal importância que a Leopoldina lhe reservava quatro vagões só para transportar suas mercadorias. Dona Leopoldina Vieira, avó de Luiz Vieira, tornou-se estimada por todos e acabou até virando nome de rua, em Alcântara.
Luiz Vieira é autor de mais de 500 melodias, entre baiões, toadas, sambas e prelúdios, gravadas por mais de 50 intérpretes brasileiros. Vieira é também um profundo conhecedor de literatura de cordel e folclore.
Em 1954, Luiz mudou-se para São Paulo; contratado para a Rádio Record, como cantor de rádio e televisão, pelo dobro do que estava ganhando no Rio, e lá permanecendo até 1961.
Em 1962 Luiz transfere-se para a TV Excelsior, onde viveu o grande auge de sua carreira, com o programa "Encontro com Luiz Vieira".
Luiz não gosta de ser chamado de cantor e sim cantador. A diferença, segundo o dicionário Aurélio é Cantor é aquele que canta por profissão e Cantador é aquele que canta; poeta capaz de improvisar versos ao som da viola e a rebeca; violeiro é sinônimo de cantador, poeta de literatura de cordel.
Luiz Vieira herdou seu nome artístico de seu avó Luiz José Vieira.
Em 1962, Luiz Vieira fez sucesso por todo Brasil com sua obra-prima "Prelúdio pra Ninar Gente Grande", que ficou conhecida por 'Menino Passarinho'.
A princípio, Luiz Vieira cantava músicas românticas, valsas e sambas-canções. Uma vez, porém, no programa de Renato Murce, no Rio, imitou Vicente Celestino. Apareceu em todos os programas possíveis: na "Hora do Pato", nos "Calouros em Desfile" e no programa "Manhãs da Roça" de Zé do Norte; nessas apresentações só ganhava experiência e o dinheiro da condução.
Luís Vieira (Luís Rattes Vieira Filho), compositor e cantor, nasceu em Caruaru/PE em 12/10/1928. Deixou Caruaru antes dos dez anos de idade, indo para o Rio de Janeiro, onde exerceu profissões como chofer de caminhão, engraxate, lapidário e guia de...