×

Biografia de Lucio Sanfilippo

Lucio Sanfilippo é um cantor brasileiro versátil, de formação lírica, filho de italianos e apaixonado pela cultura popular de seu país.

Seu registro de tenor se presta à interpretação de vários estilos musicais, pelos quais passeia com evidente naturalidade.

Identidade Cultural Nacional
Em seus espetáculos, sempre preocupado com a valorização da identidade cultural nacional, ele canta os ritmos brasileiros e as misturas produzidas por suas diversas vertentes.

Ele ainda acrescenta valiosas informações sobre as manifestações da cultura popular que apresenta, sempre demonstrando um pouco da dança, seja sozinho ou acompanhado de grupos parceiros de trabalho.

Repertório
São sambas, cocos, jongos, maxixes, afoxés, cirandas..., que fazem o público dançar o tempo todo e despertar sua curiosidade para a riqueza produzida por seu povo e – infelizmente – quase sempre ausente dos grandes meios de comunicação.

Biografia
Começou a estudar canto lírico em 1992, com a professora particular Ivone Zita, que lecionou no Conservatório de Música da UFRJ. É jornalista e professor de Educação Física.

Foi finalista do Festival 20 Anos do Projeto Seis e Meia do Teatro João Caetano. Realizou shows em tributo à Velha Guarda da Portela (1995), à Clara Nunes, com o conjunto O Roda e Aracy de Almeida, com a cantora Thereza Moraes (1997).

Por quase dois anos homenageou compositores no restaurante Ernesto, às segundas-feiras, e já contou, neste projeto com a presença generosa de Wilson Moreira, Xango da Mangueira, Jongo da Serrinha e Beth Carvalho.

No ano de 2002, participou do ciclo de comemorações do centenário do cantor e compositor Carlos Cachaça, com apresentações no Teatro Carlos Gomes e no GRES Estação Primeira de Mangueira.

Em 2006, uma Moção da Câmara lhe foi entregue, desta vez em reconhecimento por sua ativa participação no renascimento da Lapa, iniciado em 1997.

Apresentou-se como convidado do grupo Manga de Colete, juntamente com Patrícia Oliveira, do Rio Maracatu, no tradicional baile de carnaval do Copacabana Palace.

Lapa
Cantou em casas da Lapa como Rio Scenarium, Carioca da Gema, Bar de Ladeira, Semente, Recordatório, Centro Cultural Carioca.