Foi sem dúvida um dos mais importantes compositores da nossa belíssima Música Caipira Raiz, tendo composto cerca de 1300 músicas, gravadas pelos mais variados e renomados intérpretes do gênero.
O romance que inspirou Lourival a compor "Rio de Lágrimas" pode ser visto no site do Sítio do Caipira da EPTV.
Foi uma triste história verídica que levou Lourival à composição de “A Vaca Já Foi Pro Brejo” (Lourival dos Santos - Tião Carreiro - Vicente P. Machado): um grande amigo havia criado a filha com enorme sacrifício. “Deu seu sangue” e trabalhou bastante para comprar cimento, areia, tijolos e todo material de construção para construir a casinha que seria dela. A moça nunca trabalhou, mas estudou Medicina e, quando se formou, disse ao pai que ia embora de casa... E ele ficou tão desgostoso que acabou morrendo em conseqüência do fato.
Ao final da década de 50, compôs, juntamente com Teddy Vieira, "Pagode em Brasília", que foi gravada por Tião Carreiro e Pardinho, na época da inauguração da Capital Federal. Esta foi a primeira composição do novo gênero denominado “Pagode”, que foi criado pelo Tião Carreiro a partir da batida específica na Viola por ele estabelecida.
Um fato curioso na vida de Lourival dos Santos foi como ele conheceu sua esposa, Jandira (professora de filosofia e irmã do dramaturgo Oduvaldo Viana), com quem se casou em 1950, após um namoro de apenas 6 meses: ele havia telefonado para uma lavanderia para reclamar de algumas toalhas que não haviam chegado à casa de espetáculos onde ele trabalhava como comprador, só que errou o número e o telefone tocou na casa dela! Foi o “engano mais certeiro do mundo” segundo palavras do próprio Lourival..
Lourival dos Santos nasceu na cidade de Guaratinguetá - SP, em 11 de agosto de 1917. Até 10 anos de idade teve uma vida estável, quando então perde o pai e vai morar com o avô. A partir daí a...