×

Biografia de Linda Martini

No princípio existiu a urgência punk e o espírito “faz tu mesmo”. Em 2003, celebraram as cinzas e na sombra da cidade, por entre viagens suburbanas, reclamaram os Linda Martini. Trouxeram três guitarras, baixo, bateria, voz, samples, melódica, harmónica e o que mais ditou a ocasião. Única premissa na casa de partida: suar e cantar em português. A primeira maqueta foi gravada algures entre 2004 e 2005.

Em 2006, lançam o auto-intitulado EP, com os temas que lançaram na maqueta-promo que disponibilizaram gratuitamente no seu site. «Arrebatador e imprescindível», diz Hugo Torres no Rascunho.net sobre este EP.

Ainda em 2006, lançam o aguardado “Olhos de mongol”, um álbum com uma carga dramática bem vincada em cada nota e uma voz solene, já bem conhecida. O título refere-se a Henry Miller, em que num dos seus romances se dirige aos olhos de mongol como sendo a troca de olhares entre duas pessoas estranhas e entre as quais se gera imediatamente uma empatia. Aconteceu-nos o mesmo.

Durante a preparação do seu novo álbum em 2009 os Linda Martini foram convidados pelo mentor da Optimus Discos, Henrique Amaro, para tocarem ao vivo no Optimus Alive 09 e gravarem um EP.
Depois do concerto explosivo no festival chegou agora às lojas e ao site da Optimus Discos o EP Intrevalo que representou “um intervalo de excessos que nem a usura das semanas de trabalho das nove às seis os impediu de gozar.”
“Gravámos o EP num dia de intervalo, roubado à composição do 2ª álbum e às tais semanas de trabalho que não contam para as contas, só pagam a renda. Convidámos amigos e conhecidos a aparecer no estúdio e registámos o intervalo. Não quisemos fazer um disco ao vivo, mas antes um disco vivo” (in optimusdiscos.com)