"La cantina - Entre copa y copa", álbum da cantora mexicana Lila Downs. Com uma carreira iniciada em 1997, com o álbum "La sandunga", esta mexicana - filha de um cineasta e pintor americano e de uma indígena mexicana de etnia mixteca - foi despertada para a música com apenas oito anos, quando cantava com a mãe temas 'mariachi'.
Já adolescente, continuou os seus estudos de voz em Los Angeles e em Oaxaca City, acabando com um mestrado em voz e antropologia.
A cantora celebrizou-se com o tema "Burn it blue", gravado em dueto com Caetano Veloso para a banda sonora do filme "Frida", biografia da pintora Frida Kahlo, que lhe valeu uma nomeação para o Oscar de melhor canção original.
Lila Downs (19 de Setembro de 1968, Tlaxiaco, Oaxaca, México) é uma cantora mexicana. Interpreta composições
de sua autoria bem como outras com origem no folclore de várias culturas mesoamericanas: mixteca, zapoteca, maia e nahua.
Filha de Allen Downs, um professor de arte e cinematógrafo de Minnesota, Estados Unidos de origem britânica e de Ana Sanchéz, de origem mixteca, Lila Downs cresceu no estado mexicano de Oaxaca e passou a sua adolescência nos Estados Unidos, no estado da Califórnia.
Frequentou depois a Universidade de Minnesota onde completou os estudos em canto e antropologia.
Mais tarde regressa ao México, onde aprende a tecer. Algum tempo depois começa a cantar em clubes de Oaxaca e Filadélfia acompanhada pelo músico Paul Cohen, um saxofonista dos Estados Unidos, dando início a uma colaboração entre ambos em canções que lentamente evoluiriam até fazerem parte das gravações subsequentes de Lila. Acabariam por se envolver romanticamente.
Durante os últimos anos, Lila Downs e a sua banda têm efectuado numerosos concertos no México, América do Sul, Estados Unidos e Europa.
Contribuiu para a banda sonora do filme Frida com vários temas entre os quais "Burn it blue", que seria nomeada para o óscar para melhor canção e que Lila Downs interpretou na 75ª entrega dos óscares. O cantor brasileiro Caetano Veloso e a cantora mexicana Lila Downs cantaram, em inglês e em espanhol, essa canção que faz parte do filme Frida (co-produção mexicana e americana).
Atualmente reside em Coyoacán, Cidade do México.
Após uma primeira visita a Portugal em 2003 regressou em Julho de 2006 apresentando-se em Lisboa e Porto.
Em 2007, Lila foi a Shangai onde participou da gravação do DVD da banda chinesa 12 Girls Band.
Lila participou no filme Fados, do espanhol Carlos Saura, cantando "Foi na travessa da palha", uma canção portuguesa, com letra de Gabriel de Oliveira e musicada por Frederico de Brito, interpretada orignialmente pela fadista Lucília do Carmo, em gênero de fado, em 1958. Lila interpreou o fado com pronúncia vagamente castelhana, colocando a música novamente na roda do fado contemporâneo.