Além de dedicar discos a compositores de samba, como Cartola e Nelson Cavaquinho, Leny Andrade lançou também CDs em parceria com instrumentistas, como: Cesar Camargo Mariano (Nós), Cristóvão Bastos (Letra & Música/Tom Jobim) e Romero Lubambo (Coisa Fina); e gravou um CD apenas com standards norteamericanos,
em ritmo de bossa nova ("Embraceable You").
Nas décadas de 80 e 90, Leny Andrade, dividiu-se entre
o Brasil e os Estados Unidos, onde gravou vários
discos de samba-jazz, dentre os quais o clássico "Luz Neon", pela Eldorado.
Em 1965, Leny Andrade alcançou grande sucesso no show "Gemini V", atuando com Pery Ribeiro e o Bossa Três na boate Porão 73, lançado em disco gravado ao vivo. Depois de uma temporada de sucesso na Argentina, Leny foi para o México, onde viveu por cinco anos.
Nascida no Rio de Janeiro, Leny Andrade começou a estudar piano aos seis anos de idade e mais tarde apresentou-se em programas de calouros em rádios e ganhou uma bolsa de estudos para o Conservatório Brasileiro de Música.
Cantando ao lado de artistas como Dick Farney, Luiz Eça, Wagner Tiso, Eumir Deodato, Francis Hime, Gilson Peranzzetta e João Donato, Leny Andrade firmou-se como a maior cantora brasileira de jazz, conhecida por sua notável capacidade de improvisação.
Leny Andrade de Lima, considerada por muitos a maior cantora de jazz brasileiro, mais conhecida como Leny Andrade, nasceu em Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1943, e é uma cantora e música brasileira.
Aos seis anos de...