Elena Sergeevna Katina (Em russo: Елена Сергеевна Катина), mais conhecida como Lena Katina (Moscou, 4 de outubro de 1984) é uma cantora russa e integrante do duo russo T.A.T.U..
Ela é filha de Sergey Katin, co-produtor do grupo Dyuna, e de Inessa Katina, que trabalha com modas.
Lena fez parte anteriormente a um grupo chamado "Avenue", e depois em um grupo infantil chamado Neposedi, onde conheceu Yulia Volkova. Em 1999 foi escolhida por Ivan Shapovalov para participar da banda T.A.T.U. junto com Yulia Volkova. A banda se tornou a mais famosa da Rússia. Lena Katina e Yulia Volkova se tornaram famosas no mundo inteiro graças a sucessos como All the Things She Said, Not Gonna Get Us, All About Us e à imagem falsa de lésbicas, que foi apresentada pelas meninas no início de suas carreiras. Em 2009 foi anunciado que Katina ia iniciar uma carreira solo mas não abandonaria a banda.
No decorrer do anúncio da carreira solo de Lena e de Yulia, houve boatos de que a banda T.A.T.U. ia acabar, mas as garotas deram numa entrevista que a banda não ia acabar só ia ficar um momento em pausa, para que proseguissem com suas carreiras solo.
Desde a infância, seus hobbies incluem ginástica artística, dança de salão, patinação artística. Ela também sabe tocar piano e gosta muito da literatura. Ela acredita e confia em Deus e é praticante na Igreja Ortodoxa Russa.