×

Curiosidades sobre Legião Urbana

Enviar curiosidade >
  • A música "Química", que estaria no próximo trabalho do grupo, apareceu no disco "Dois" como faixa bônus, mas somente no K7. A versão dessa música é diferente da gravada no album "Que país é este?".
  • Uma barata chamada Kafka: Em 1990, a Legião Urbana está em seu auge, com o disco "As Quatros Estações. Num show no Pacaembu, em São Paulo, Renato Russo aproveita para ironizar a banda "Inimigos do Rei", que havia comentado em uma entrevista que a música deles (Uma Barata Chamada Kafka), era tão importante quanto "Pais e Filhos". Antes de tocar "Pais e Filhos", Renato Russo disse: "Essa música é dedicada à todas as pessoas que acham que barata é mais importante que a pessoa que a gente ama".
  • O nome da primeira banda de Renato Russo surgiu por acaso. Fê Lemos, André Pretorius e Renato estavam pensando em um nome pra banda. Fê cita um grupo americano, Electric Flag (Bandeira Elétrica), e diz que poderia se algo parecido. Daí André fala: "Aborto Elétrico", e todos concordam.
  • No show de estréia do Legião, os rapazes da banda Plebe Rude subiram ao palco e tocaram uma música incentivando que as pessoas votassem em branco. Era época de fim da ditadura militar, mas a polícia não gostou e todos grupos foram para a delegacia explicar a letra da música. Renato Russo, líder do Legião, fez ao delegado um discurso tão convincente pela liberdade de expressão que a turma foi liberada. A única condição era que eles fosse embora da cidade imediatamente e nunca mais voltassem. Todos aceitaram.
  • Renato Russo tentou se matar quando soube que estava com AIDS, pois é, isso aconteceu no banheiro da casa dele.
  • Quando escreveu a música Benzina, Renato só havia experimento a droga algumas vezes, e não tinha ainda experimentado cocaína e nem heroína.
  • A música "Vento no Litoral" foi feita para um namorado de Renato Russo que morreu de AIDS.
  • O disco "Legião Urbana 2" era para ser 2 de duplo, mas a gravadora não concordou.
  • Durante um show em São Paulo, um fã jogou uma garrafa em Renato pedindo para ele parar de falar e apenas cantar.Renato Russo tirou os sapatos e ficou o restante do tempo deitado olhando para seu relógio de pulso, quando acabou ele se levantou e disse: "Obrigado pela educação, agora eu tenho que ir, já estou atrasado".
  • No quarto de Renato podia-se encontrar entre outros objetos, uma placa de recordação do namorado americano, uma imagem do sagrado coração com um símbolo gay, e uma revista pornográfica chamada Mandate.
  • A música "Sagrado Coração", apesar de ter sua letra no encarte, não possui registro da voz de Renato, já que este não resistira até a gravação. Esta música teve a co-autoria de Carlos Trilha reconhecida pela família de Renato Russo após um internauta, fã do cantor, ter enviado a Carlos Trilha uma entrevista informal do Renato Russo feita pelo jornalista Marcelo Fróes. Nesta entrevista, Renato Russo afirma que fez esta música junto com Carlos Trilha. Em outubro de 2010, o álbum "Uma Outra Estação" foi relançado em um box especial e também em LP (vinil), esta edição traz o encarte modificado e um texto explicativo sobre o assunto. Este texto por produzido pela jornalista Christina Fuscaldo, com ajuda de depoimentos de todos os músicos envolvidos na gravação dos oito discos.
  • A Mônica da música Eduardo e Mônica, era uma amiga de Renato Russo, com quem Renato passava até cinco horas diárias conversando no telefone.
  • A música Riding Song, estava incompleta, tinha toda sua melodia, porém não letra, apenas tinha refrão, portanto, após a morte de Renato Russo, eles lançaram a música como a primeira do álbum "Uma Outra Estação" colocando no lugar de letra, depoimentos de Renato Russo, Dado Villa-lobos, Renato Rocha e Marcelo Bonfá, e o refrão em seu final.
  • Em um show, Renato Russo contou à plateia que a música "Pais e Filhos" foi feita no banheiro.
  • Acústico MTV Legião Urbana, gravado em 1992, finalmente chegou às lojas em 1999. Além de canções da banda, o álbum trazia covers, como a On the Way Home, de Neil Young e John Lydon, e uma versão para o hit Hoy Me Voy Para México, do Menudo. A música ganhou o título de Hoje a Noite Não Tem Luar e conquistou os fãs do grupo
  • Quando perguntado sobre qual era a sua música que mais gostava, Renato Russo sempre dizia: Giz. Ele dizia que a música era perfeita, que não faltava nada à ela.
  • O último concerto da Legião Urbana aconteceu em 14 de janeiro de 1995, na casa de apresentações "Reggae Night" em Santos, litoral do estado de São Paulo. No mesmo ano, todos os discos de estúdio da banda até 1993 foram remasterizados no lendário estúdio britânico Abbey Road Studios, em Londres, famoso por vários discos dos Beatles; e lançados em uma lata, intitulada "Por Enquanto 1984-1995". A lata também incluía um pequeno livro, com um texto escrito pelo antropólogo Hermano Vianna, irmão do músico Herbert Vianna.
  • No início da banda, a Legião Urbana teve um tecladista. Isso foi logo após Renato Russo deixar de ser o "Trovador Solitário", quando Eduardo Paraná ainda tocava guitarra e Dado Villa-Lobos nem fazia parte da banda. O nome do telcadista é Paulo Paulista, que veio depois fazer participações em alguns shows da Legião Urbana.
  • Mais do Mesmo (1998) foi a primeira coletânea da Legião Urbana. O disco apresentava 16 faixas que retratavam a trajetória da banda
  • A música "Serenissima" composta por Renato Russo, era na verdade o nome de "Veneza" antigamente. Mas Renato sequer sabia disso quando compôs a música, e disse no show da gravação de seu cd acustico que a cidade nada tem a ver com a música.
  • O último show da banda foi realizado no dia 14 de janeiro de 1995 na casa Reggae Night, na Ilha Porchat, em Santos.
  • Em quase todos os encartes de álbum da banda aparece a frase em latim Urbana Legio omnia vincit (Legião Urbana a tudo vence), adaptação feita por Renato Russo do mote Romana legio omnia vincit (Legião romana a tudo vence), criado pelo ditador Júlio César. Entre os poucos álbuns em que o epíteto não aparece, está A Tempestade, último trabalho da banda lançado com Russo ainda em vida e no qual o vocalista já se encontrava em avançado estágio da AIDS.
  • No show "Como é que se diz eu te amo - CD2", Renato Russo, após eles terem tocado Tempo Perdido, diz que Giz é sua música preferida e a coisa que ele mais ficou feliz de ter feito, após tocarem a música, ele explica que a música fala sobre sua infância, quando começava a chover, ele e uns amigos pegavam tijolo de construção e rabiscavam o sol, no chão...
  • O quarto de Renato Russo foi o primeiro local usado para os ensaios do grupo.
  • As músicas mais difíceis para Renato Russo acertar a letra em shows eram Eduardo e Mônica e "Índios", essa última, na maioria das vezes, ele errava a letra, em um dos shows ele fez a banda parar quando percebeu que tinha errado, e pediu ajuda da plateia para lembrar a letra.
  • Segundo o próprio Renato Russo, a última música do álbum Dois fala de "índios" e não de índios.
  • Ninguém cogitava a homosexualidade de Renato Russo, e só depois de ter tomado um porre em uma festa com seus amigos, estavam entre eles Dado, Ico, Dinho, e Adré, foi que Renato agarrou um cara e deu a maior confusão, o cara não gostou. Esse foi um porre revelador.
  • Antes de se dedicar à música Renato Russo era professor de inglês e estudante de jornalismo. Ele chegou a trabalhar como repórter no programa de rádio Jornal da Feira, do Ministério da Agricultura.
  • Os Paralamas do Sucesso são considerados os padrinhos da banda Legião Urbana. Bi Ribeiro, que era ex-aluno de inglês de Renato Russo, foi quem apresentou a banda a sua futura gravadora: a EMI
  • A música "Schubert Ländler" é uma vinheta instrumental composta por Franz Schubert, tocada por Carlos Trilha, e é a faixa mais curta da banda, com apenas 1 minuto e 9 segundos de duração. Esta versão da música solo de piano Schubert Landler Piano, presente neste álbum, foi escolhida por Renato após 20 takes de gravação.
  • Em um show, Renato Russo diz que fez a música "Soldados" pensando em todas as pessoas que nunca quiseram ter ido para o exército.
  • Eduardo e Mônica eram amigos do Renato Russo..na época ele fez a música baseando um pouco no romance desse casal que realmente existiu..só não se sabe se eram realmente esses nomes..é tanto que na música ele fala "E a nossa amizade dá saudade no verão.."
  • Em um show, Renato Russo meio que "confirma" sua bissexualidade dizendo: "Essa música, agora, é sobre a época em que todos nós tinhamos 12 anos... E eu ainda tenho 12 anos" e, em seguida, começam a tocar a música "Meninos e Meninas", cujo refrão possui o trecho "E eu gosto de meninos e meninas".
  • Dado antes de vir para a Legião Urbana tinha participado de outra banda chamada Dado e o Reino Animal.
  • A faixa "Daniel na Cova dos Leões"abre o disco e no início da gravação, ouve-se algo parecido com um rádio mal-sintonizado tocando um trecho de "Será" e alguns trechos do hino da Internacional Socialista.
  • As músicas "Por Enquanto", "Geração Coca-Cola" e "1º de Julho" foram regravadas por Cássia Eller.
  • Depois do famoso show em Brasília, onde houve quebra-quebra e dezenas de feridos, os fãs colocaram frases nos muros da cidade, dizendo: "Legião, não volte mais!". Renato Russo prometeu que nunca mais faria um show em Brasília e foi o que aconteceu, esse foi o primeiro e último show da banda na cidade.
  • Amigos de Renato Russo disseram que ele tentou cometer suicídio 3 vezes (1984, 1989 e 1992). Ele morreu em outubro de 1996, e havia pedido para ser cremado. O líder do Legião foi vítima de complicações pulmonares e renais decorrentes da Aids.
  • O nome de uma das faixas, "Andrea Doria", faz referência a um navio italiano, o SS Andrea Doria, que seguia para Nova York quando naufragou em 25 de julho de 1956, após se chocar com uma outra embarcação de bandeira sueco-americana chamada Stockholm. Ao contrário do ocorrido na tragédia do RMS Titanic, a maioria dos passageiros foi resgatada com vida, restando um saldo de 51 mortos e o desaparecimento de algumas obras de arte italianas. Porém, a música fala de um relacionamento que não deu certo.
  • A música "O descobrimento do Brasil" conta sobre fatos reais da infância de Renato Russo, além de ter sida a primeira letra composta por ele.
  • Que País É Este 1978/1987 pode ser considerada a primeira coletânea feita pela banda de Brasília, embora todas as faixas tivessem sido regravadas e produzidas para este álbum e em estúdio. Este material foi programado para entrar no antigo projeto Mitologia e Intuição, que foi abortado pela gravadora. Das nove canções do disco, sete eram do antigo Aborto Elétrico. Esta é a obra mais punk da Legião Urbana e contém em seu encarte uma breve história do grupo. Foi o último trabalho oficial com a participação do então baixista Renato Rocha. Seu título provisório era Mais do Mesmo.
  • Renato Russo quando morreu deixou um filho, Giuliano Manfredini, com apenas 7 (Sete) anos de idade.
  • De acordo com um parente próximo a Renato Russo o nome da mãe de seu filho, Giuliano, era Rafaela Bueno, e a mesma teria morrido em um acidente de carro.
  • A banda foi formada em agosto de 1982, após a dissolução do Aborto Elétrico, grupo seminal da cena punk de Brasília, o qual também originou o Capital Inicial.
  • Sabia que Renato Russo tinha fobia de palco, e depois de um incidente durante sua primeira e última apresentação ao vivo em Brasília, decidiu nunca mais se apresentar ao vivo novamente?
  • A faixa "Clarisse" ficou de fora do álbum "A Tempestade" por desejo do próprio Renato, que considerava a música com uma temática muito pesada. Sua letra fala sobre a violência, sexual e psicológica, sofrida por muitas meninas e mulheres, que na música são representadas por Clarisse, uma menina de apenas catorze anos.
  • O primeiro álbum Legião Urbana, lançado em 2 de janeiro de 1985, é extremamente politizado, com letras que fazem críticas contundentes a diversos aspectos da sociedade brasileira. Paralelo a isso, possui canções de amor que foram marcantes na história da música brasileira, como "Será", "Ainda é cedo" e "Por Enquanto", esta última que é considerada como a melhor faixa de encerramento de um disco, segundo Arthur Dapieve, crítico e amigo de Renato Russo.
  • Renato Manfredini Jr., passou a usar o sobrenome "Russo" em homenagem ao filósofo Jean Jacques Rousseau, que defendia o ideal do "bom selvagem", ou seja, o homem nasce bom, a sociedade é que corrompe, portanto o homem deveria voltar-se para o refúgio da natureza pura.
  • Renato Rocha,ex-baixista da Legião Urbana; se tornou mendigo no Rio de Janeiro.
  • O corpo de Renato foi cremado e suas cinzas lançadas sobre o jardim do sítio de Roberto Burle Marx.
  • Para os que tentam ressuscitar a banda que acabou com a morte do vocalista e compositor Renato Russo em 1996, Dado deixa claro que isso não vai acontecer.
  • Antes de entrar na Legião Urbana, Renato Russo foi do Aborto Elétrico, após sair por desentendimentos com o baterista da tal banda, ele começou a seguir uma pequena carreira como "Trovador Solitário" e tocava músicas como Eduardo e Mônica, Eu Sei, Faroeste Caboclo entre outras, das quais foram regravadas quando ele entrou na Legião Urbana, Eduardo e Mônica no Álbum "Dois" e Eu Sei e Faroeste Caboclo no "Que país é este?"...
  • Nas dez edições de revista Bizz, realizadas de 85 a 94, a Legião Urbana levou nada menos que 34 prêmios.
  • A primeira música composta por Renato Russo foi "O Descobrimento do Brasil"

Mais tocadas

Ouvir Legião Urbana Ouvir