É a única lésbica de destaque nos meios artísticos a assumir publicamente sua orientação sexual e pautar-se por uma conduta sempre engajada politicamente, seja como mulher, lésbica, negra, de origem humilde:
Em 1990 Leci Brandão recebeu dois prêmios Sharp pelo disco Cidadã brasileira.
Leci Brandão trabalhou em uma fábrica em Realengo.
No ano de 1973, venceu o segundo "Encontro Nacional de Compositores de Samba", com Renata Lu interpretando "Quero sim", em parceria com Darcy da Mangueira.
Após rescindir seu contrato com a Polygram, Lecy Brandão intensificou sua participação em campanhas políticas, realizou shows em defesa de minorias, apresentou-se no exterior a convite (Dinamarca, França, Angola), atuou no Projeto Pixinguinha ao lado da cantora Joyce.
Quando funcionária da Companhia Telefônica, Leci Brandão apresentou-se como compositora no programa de televisão 'A Grande Chance', de Flávio Cavalcanti, obtendo primeiro lugar.
Compôs sua primeira música "Tema do amor de você" em 1965.
No ano de 1970 ganhou o 2º lugar no "I Festival da Gama Filho" com a música "Cadê Marisa".
Em 1975, Leci Brandão defendeu a música 'Antes que eu volte a ser nada', no Festival Abertura, da TV Globo, classificando-a.
Leci Brandão, cantora e compositora, nasceu no Rio de Janeiro, na estrada da Portela, mas foi criada em Vila Isabel.
Leci conseguiu bolsa de estudos para cursar direito na Universidade Gama Filho, onde participou de dois festivais de música.
Leci Brandão da Silva, nasceu e foi criada nas proximades da Portela, Vila Isabel e Mangueira, redutos do samba carioca.
É cantora, compositora brasileira e uma das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira.
Sua carreira teve início...