Definir Léa Mendonça é ao mesmo tempo fácil e difícil. Fácil porque essa mulher de Deus possui muitos atributos, qualidades e características marcantes e peculiares. Difícil porque, por ser muito especial, tem coisas que não conseguimos definir. LÉA MENDONÇA é cantora, pastora, compositora, poetisa, roteirista e, cima de tudo, adoradora e serva de Deus. Possui uma voz suave e harmônica inconfundível, e admirável.
Com essa linda voz, Léa interpreta hinos e louvores a Deus com a emoção e propriedade de quem sabe do que está falando e pregando através de cada nota. Suas mensagens musicais são variadas e o carisma inconfundível de suas apresentações atestaram seu valor, e a colocaram na lista dos maiores nomes da música gospel nacional.
Desde criança Léa Mendonça sempre gostou de participar de peças e jograis. Aos 10 anos, graças a seu contralto sempre afinado, foi chamada para integrar o coral de sua igreja. Ao participar de um festival de música e conquistar os primeiros lugares, teve suas canções gravadas para o primeiro LP do grupo nacionalmente conhecido Altos Louvores. Neste grupo, Léa Mendonça atuou como compositora, solista e tornou-se conhecida do grande público.
Passeando por vários estilos LÉA MENDONÇA canta do pop ao louvor tradicional, da balada ao forró, sem decepcionar em nenhum sentido. Pentecostal pura, a cantora mantém sua interpretação apaixonada de músicas que falam do amor de Cristo e de experiências com Deus, reconhecendo que todos os ritmos são possíveis em sua missão de louvar a Deus com sua voz.
Desde o início Léa sempre encarou sua música como um ministério. Tanto que deixou um rentável emprego em uma famosa companhia aérea para poder se dedicar de corpo e alma a sua missão de levar o ministério de louvor e divulgar a música evangélica para todo mundo.
Reconhecendo que sua voz é um dom de Deus e que para e por Ele deve ser utilizada, LÉA segue Sua soberana vontade. "Encaro minha carreira primeiro como um presente; segundo, como um ministério; terceiro, como uma fonte de bênçãos. Espero concluí-la como o Apóstolo Paulo, que disse: Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé", declara.
Em agosto de 1992, Léa Mendonça lançou seu primeiro LP solo e em 1993, lançou o seu segundo LP "Amor tão Puro", que alcançou, assim como o primeiro, grande sucesso entre o público em geral. Em 1996 Léa Mendonça foi contratada pela gravadora MK. Seu CD ETERNAMENTE SUA chegou como um bálsamo para os corações contritos, um grito de louvor e glórias ao Deus que tem feito de Léa Mendonça uma missionária das Boas Novas de Jesus Cristo.
Em 1998, Léa chegou às lojas seu segundo trabalho pela MK, o CD FELICIDADE, dando continuidade a sua carreira e trazendo o estilo do louvor pentecostal que tem conquistado seu público. Depois de UMA NOVA UNÇÃO (2002), a cantora investiu no pentecostal pop com o quarto CD intitulado LOUVOR PROFÉTICO - AO VIVO (2004), que traz uma nova roupagem para suas canções pentecostais. Foram três anos preparando este disco que retrata experiências marcantes que Léa viveu durante este período. "Espero que as pessoas se identifiquem e sejam encorajadas como fui pelo Senhor", declara. A produção é assinada por Kleber Lucas, responsável pelo tom pentecostal pop do CD, gravado ao vivo, na Igreja Assembléia de Deus da Ilha do Governador (RJ).
Esse álbum marcou a vida e o ministério de Léa. Foi a primeira vez que Léa gravou um disco ao vivo. Ela foi acompanhada por um coral de adolescentes com mais de 300 vozes e um público de quase 500 pessoas. "Gravamos direto, sem pausa, o que propiciou naturalidade ao trabalho. Me senti dirigindo um louvor, sem me preocupar com a gravação ", conta. De acordo com a cantora, essa experiência lhe trouxe mais autoridade e segurança e, ainda, o privilégio de levar à casa das pessoas o ambiente de adoração em que foi gravado o CD. "O disco é um registro fiel do que aconteceu na gravação ", afirma.
O repertório foi escolhido criteriosamente pela cantora, incluindo canções de Samuel Silva, da Igreja Batista Nova Jerusalém; Flávia Afonso, Fabiano Barcelos; e seu irmão Sérgio Paulo Mendonça. Léa compôs sete músicas das 12 faixas, entre elas, a canção "Memórias", que define como o tema de sua vida, pois traz uma mensagem de perseverança e consolo. Esse hino foi e é cantado até hoje nos cultos pelo Brasil e até no exterior.
Em 2006, Léa lançou outro CD ao vivo: APENAS UMA VOZ. O título é poético e define, com simplicidade, a essência do trabalho de Léa Mendonça. Um CD com letras profundas e uma interpretação marcante da cantora, que figura na lista das vozes mais belas do país. Léa começou seu ministério no grupo Altos Louvores - que também revelou talentos como Eyshila, Jozyanne e Liz Lanne na década de 80. APENAS UMA VOZ - AO VIVO foi seu quinto trabalho pela MK Music e teve produção do também cantor Kleber Lucas.
O álbum tem um gostinho de continuidade do bem-sucedido Louvor Profético - Ao Vivo, que ultrapassou a marca de 100 mil cópias vendidas, e rendeu a Léa Disco de Ouro certificado pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD). "O resultado do trabalho com o Kleber é fenomenal. A trajetória é um pouco difícil, porque ele é muito ocupado e tem muitos compromissos por ser uma pessoa muito popular, muito requisitada. Nem sempre conseguimos fazer as coisas rápidas com ele", revela Léa, exultante com o resultado alcançado no novo trabalho.
Surpreendendo a cada lançamento, Léa lançou no finalzinho de 2008 SUPERAÇÃO. O CD foi gravado ao vivo na Igreja Evangélica Shekinah, em Xerém, Baixada Fluminense (RJ). "Foi uma glória. O poder de Deus estava lá. A gente realmente viu o céu se abrir, a glória de Deus descer. Foram momentos de muita unção", declarou Léa ao final do evento. Além de cantar e ministrar, Léa também atuou como regente do coral formado pela congregação local e membros da Igreja Batista Nova Jerusalém, na Ilha do Governador, dirigida por ela e seu marido, Pr. Sérgio.
Da primeira à décima segunda faixa, Superação fala de vitórias, adoração a Deus, bênçãos, santidade, temor, unção, mas também aborda temas como traição entre amigos e as armadilhas humanas, na faixa que leva o título de 'Coração Enganoso'. A primeira música de trabalho escolhida é 'Eu Preciso Te Adorar', que já figura na lista das mais pedidas em rádios de várias capitais do país.
Rogério Vieira assina pela primeira vez um CD de Léa Mendonça. O requisitado Rogerinho, como é conhecido, caprichou nos arranjos. Fez um CD dentro da identidade musical da cantora com elementos novos, que deram um toque a mais. "Trabalhar com a Léa não foi difícil, ela é uma pessoa maravilhosa, uma compositora fabulosa, uma mulher que tem a sensibilidade de Deus no coração", atestou o produtor.
Léa replica, define sua vida e ensina: "A minha história é uma história de superação, de romper limites. Quantas palavras negativas eu já ouvi para desistir do meu ministério. Só Deus, eu e o meu marido sabemos o quanto sofri. Mas eu não desisti, e hoje estou aqui. Os nossos limites não podem nos impedir de tomar posse daquilo que já é nosso". Inspire-se ouvindo Superação e tome posse dessa promessa também.
PRÊMIOS E CERTIFICAÇÕES
CDS
DISCO DE OURO
Louvor Profético Ao Vivo
Apenas Uma Voz
PING-PONG
Qual seu prato preferido? Frutos do mar.
Qual a cor preferida? Azul marinho.
Do que você tem medo? De magoar.
Música preferida? Memórias
Lugar inesquecível? João Pessoa/PB.
Quantos filhos? 2 filhos (Raquel e Matheus) e 2 enteados (Bruno e Vitor).
O que mais detesta? Falsidade.
Tem animal de estimação? Não.
Cantor (a) que prefere? Não tem.
Um filme? O Advogado do diabo.
Toca instrumento? Teclado.
Lugar para descansar? João Pessoa/PB.
Uma mania? Perfeição.
Um defeito? Ansiedade.
Uma qualidade? Querer fazer sempre o melhor.
Data de Aniversário: 04 de Setembro.
Igreja em que congrega: Igreja Batista em Renovação Espiritual Nova Jerusalém / Rio de Janeiro / RJ