Le Tigre (traduzindo para português O Tigre) é uma banda americana de punk- dance, formada em Nova York, Estado Unidos em 1998 por Kathleen Hanna (ex-Bikini Kill, banda punk feminista) e Johanna Fateman (Zineira, na escola sempre se dedicou à arte e questões de política relacionada ao feminismo), Sadie Benning (Videomaker) de 1998 até 2001 e JD Samson completa o grupo. Le Tigre é conhecido por suas letras político-sociais, tratando de assuntos como feminismo e a comunidade LGBT. No momento a banda está fazendo uma pausa.
Le Tigre mistura política e feminismo do riot grrrl com samples eletrônicos divertidos e batidas lo-fi. Segundo as integrantes Johanna Fateman e JD Samson. JD juntou-se a banda de vez quando a co-fundadora Sadie Benning deixou Le Tigre depois das gravações do álbum Feminist Sweepstakes. JD tinha trabalhado anteriormente como roadie e operadora de slide shows de Sadie Benning durante performances ao vivo e dando suporte nas primeiras gravações delas. Ela mesma se declara como “artista de performances eletro-feministas undergrounds” combinando visual, música e dança em suas performances. JD é uma ativista pelos direitos dos homossexuais, exceto em New Kicks que é um protesto atual que JD gravou sobre si mesma. Kathleen é uma oradora contra abuso sexual.
A música Hot Topic do álbum Le Tigre (1999) e um tributo a uma dúzia de artistas visuais, escritoras, musicistas, feministas e outras mulheres que as expiraram. Dentre as quais são homenageadas: Yoko Ono, Cibo Matto, Aretha Franklin, Vaginal Cream Davis, Yayoi Kusama, Angela Davis, Sleater-Kinney, Billy Tipton, Laura Cottingham, James Baldwin, e fechando sua amiga Hanna, Tammy Rae Carland. Em um estilo parecido a música FYR do álbum Feminist Sweepstakes é um tributo a época e ideais publicados por Shulamith Firestone precursora do feminismo radical e que publicou na década de 70 o trabalho feminista “The Dialectic of Sex”. O álbum também contém amostras dos ensaios escritos pelo escritor Mark Rothko em resposta as críticas negativas de 1942, onde ele estreou o estilo que o deixou famoso.
A primeira das duas gravações foi feita na gravadora independente Mr. Lady Records, dirigidas por Kaia Wilson do The Butchies e sua namorada, a artista Tammy Rae Carland. Feminist Sweepstakes (2001) saiu pela gravadora independente Chicks On Speed. O álbum This Island (2004) foi o primeiro a ser lançando por uma grande gravadora Universal. Ric Ocasek do The Cars produziu uma faixa, Tell You Now. Mesmo depois de assinar com a universal, Le Tigre continuou a trabalhar com selos independentes. Em 2005 elas lançaram This Island Remixes pela Chicks On Speed.
Na segunda metade de 2006, a banda decidiu extender a pausa e começar o mais breve em 2007. Desde então Kathleen tem participou do The Willie Mae Rock Camp for Girls e ensina arte em uma classe na NYU. JD Samson tem viajado como tecladista com o Peaches e tem feito várias aparições como DJ, enquanto Johanna Fateman tem si mantido ocupada com um salão de cabeleireiro em Greenwich Village em Nova York. Em 2008, JD e Johanna formaram um novo projeto, Men.
Aparições notáveis
Em 2006, Le Tigre contribui para o álbum Yoko Ono’s Yes, I’m A Witch remixando a faixa sisters o sisters…
Le Tigre licenciou duas de suas canções para uso em comercial do provedor telefônico canadense Telus e a joalheria australiana Goldmark. Um sample de Deceptacon tocou como música de fundo em um comercial de televisão da linha de cosméticos Nívea em 2006. TKO do Le Tigre é mostrada no filme Accepted de 2006.
A rádio Boston Red Sox toca em suas transmissões frequentemente o sample “Deceptacon”, a primeira canção do álbum de estréia, como vinheta ao retornarem do intervalo comercial. A música também e mostrada no filme do Girl Skateboard Company - Yeah Right! (tocanda durante um segmento da apresentação de skate de Rick McCrank), o filme de ski livre Teddybear Crisis, e o filme de snowboard do Robot Food – Afterbang, assim elevando o status de cult no meio dos skatistas, ski freestyle, snowboarders e seus semelhantes.