×

Biografia de KT Tunstall

Ela tem sangue chinês e um coração escocês. Seu nome verdadeiro é Kate, mas achou mais interessante colocar KT. Ela cresceu na cidadezinha universitária de St. Andrew´s e sempre soube que foi adotada quando era apenas um bebê. Sobre isso a cantora fala que cresceu sabendo que poderia ter tido milhões de vidas diferentes, o que torna a vida mais misteriosa e pode brincar mais com a imaginação.

Isso pode ser visto no seu álbum de estréia, Eye To The Telescope que é um trabalho criativo e cheio de imaginação! “Minhas músicas exploram emoções específicas, histórias e situações. São músicas de conversas entre eu e outra pessoa. É quase como se um alien tivesse sido mandado para a terra para pegar umas amostras de sentimentos de humanos e colocou tudo isso junto em um CD”, explica a cantora em seu site oficial.

A música nunca foi muito presente na vida de KT quando criança. Só começou quando seu irmão descobriu o rock. KT teve aula de piano, flauta e gradualmente foi desenvolvendo sua voz. Ela fala que aprendeu a cantar pois alguém a deu uma fita da Ella Fitzgerald, que a considera sua professora de canto.

Em meados de sua adolescência ela já escrevia suas próprias letras de músicas. Aos 16 ela pegou uma guitarra e começou a tocar sozinha. Querendo aprender muito e ter independência, KT conseguiu uma bolsa de estudo na Kent School em Connecticutt, nos Estados Unidos. Foi lá que formou sua primeira banda, a The Happy Campers. Depois disso, foi fazer um curso de música na Royal Holloway College, onde tentou, sem sucesso, formar sua segunda banda. Com isso, voltou para St. Andrews.

Alguns anos e bandas depois ela foi para Londres onde, finalmente tudo começou a dar certo. Ela começou a escrever uns projetos com o produtor sueco Martin Terefe. Trabalhou com o produtor Steve Osbourne, que já produziu U2, Happy Mondays e New Orderm, entre outras. Quando completou o álbum Eye To The Telescope ela começou a abrir shows da cantora Joss Stone e saiu em turnê pela Europa com a banda de hip hop Oi Va Voi.

No Reino Unido, Eye to The Telescope já é disco de platina, com mais de 300 mil cópias vendidas. Aqui na Pan você já ouve dois hits da cantora: “Other Side Of The World” e “Suddenly I See”!