×

Biografia de Kix

Originalmente chamando-se “Shooze”, depois “Generators” e finalmente, Kix, essa banda de Baltimore surgiu em 1979, fazendo uma mistura de Led Zeppelin com AC/DC. Esses amigos tocavam seis dias por semana em tudo quanto é buraco que aparecesse e assim formaram uma pequena legião de fãs e seguiram gravando discos acima da média com aquele rock n´roll despretensioso e cheio de energia.

Mas foi em 1988, com seu quarto trabalho, “Blow My Fuse” que a banda estoura nas paradas com a baladinha ”Dont´t Close Your Eyes”. Mas o disco não é somente uma faixa lenta, é puro peso e refrões que grudam na cabeça, como nas faixas “Red Light, Green Light, TNT”, “Boomerang” ou “Blow My Fuse” entre tantas outras. Kix ganha o disco de platina e parte em turnê com seus ídolos AC/DC, Aerosmith, David Lee Roth, Ratt e muitas outras feras da época. E o sucesso tão sonhado durou apenas um momento, pois mesmo estando no topo do mundo, a situação financeira do grupo estava totalmente deteriorada. Para onde ia o dinheiro das turnês, merchandise e venda dos discos?

Entre este e outros problemas, bastante abalada com a atitude dos tubarões da indústria fonográfica e com todo o glamour-relâmpago que ficou para trás, Kix, por amor à música arranja forças para seguir em frente, mas tocando novamente em pequenos clubes e botecos. Aproximando-se musicalmente cada vez mais da sonoridade do AC/DC, lança ainda dois bons discos de estúdio e um ao vivo, até encerrar as atividades em 1995. O vocalista Steve Whiteman então monta o Funny Money, banda sonoramente até similar ao Kix, onde lança quatro álbuns e está na ativa até os dias atuais.