×

Biografia de Kerli

Nasceu em Elva, no condado de Tartumaa, uma cidade no sudoeste da Estônia, quando o país estava sob domínio da União Soviética. Como as pessoas na União Soviética tinham uma mente muito fechada, Kerli teve uma infância muito privada e sem amostra de afeto, quando era uma pessoa muito passional. Começou a ter aulas de canto, balé, atuação e piano aos cinco anos de idade, junto a sua professora de canto e seu avô que a apoiavam como cantora. Sempre sonhou em se tornar uma popstar, sendo fanática pelo grupo feminino Spice Girls quando mais nova.

Foi uma adolescente muito rebelde, e com isso, pintou o cabelo "de todas as cores do arco-íris", como ela diz, e fez diversos piercings e tatuagens pelo seu corpo. Mentiu a idade para participar do Fizz Superstar, alegando ter 15 anos.

Depois de participar do concurso Eurolaul em 2004, Kerli pode realizar o seu sonho que era o de cantar e sair do país, trabalhando com vários compositores na Suécia. Quando o produtor executivo e chefe da Island Def Jam Antonio "L.A." Reid a descobriu numa audição que ela ganhou, Kerli teve a grande chance de viajar para os Estados Unidos, e ter um contrato assinado para gravar seu primeiro álbum.

Além de cantar e compor canções, Kerli gosta de design, produzindo suas próprias roupas e acessórios, e planeja um dia lançar sua própria linha de roupas (seus acessórios são chamados de "kerlificados"). Kerli mora em Los Angeles, onde divide um apartamento com um colega. Muito se discute sobre a relação amorosa de Kerli, tendo os fãs supondo que Vespertine (nome artístico de Brian Ziff), um cantor de rock independente, seja o namorado dela, mas os dois confirmaram ser apenas amigos.


Foi em 2002, na competição Fizz Superstar (primeira versão báltica de American Idol), que a carreira de Kerli começou, quando ela fez um cover da canção "I'm Like A Bird" de Nelly Furtado, vencendo a competição com 95 pontos totais. Em 2003, Kerli participou do concurso sueco Melodifestivalen, onde cantou "Let's Go", terminando em sétimo lugar na segunda semifinal.

Kerli participou do concurso Eurolaul em 2004, concurso este que decide um cantor estoniano a representar o país no Eurovision, e acumulou 3.628 com a canção "Beautiful Inside", terminando em segundo lugar. Depois de participar de vários concursos como estes, Kerli assinou um contrato com a gravadora Island Records em 2006. No ano seguinte, veio a lançar seu primeiro EP intitulado com seu nome, Kerli. O EP continha as canções "Walking On Air", "Love Is Dead" e "She's In Parties".


Em 2008, Kerli lançou seu primeiro álbum de estúdio, Love Is Dead, sendo mundialmente reconhecida pelo seu trabalho e estilo musical; e fez uma apresentação de grande importância para a sua carreira no Scream Awards, premiação esta de filmes de terror, ficção científica e fantasia, onde cantou "Walking On Air", aparecendo em destaque na capa do LA Times no dia seguinte.

Ainda em 2008, Kerli esteve presente na trilha sonora de dois jogos de videogame: Burnout Paradise, com a sua canção "Creepshow", e na versão para o filme Quantum of Solace, sendo escolhida para cantar a música-tema "When Nobody Loves You"; e nos filmes: Punisher: War Zone, com a sua canção "Bulletproof", e em Hired Gun, emprestando sua voz para a personagem Morgan.

Em janeiro de 2009, o assessor de Kerli cancelou sua turnê européia com o grupo finlandês The Rasmus. A razão divulgada foi que Kerli está trabalhando no seu segundo álbum a ser lançado neste ano, e há rumores que este terá como produtores Tricky e The Dream, mesmos compositores do hit "Umbrella", da cantora Rihanna.

Kerli mantém contato pela internet, além de outras que tem, lançando periodicamente vídeos sobre o que ela está fazendo ou seus planos para o futuro. Ficou em primeiro lugar no "Mulher da Web" em 2009, título dado à cantoras independentes. Tem um blog no MySpace chamado "Pergunte-me qualquer coisa", onde fãs fazem suas perguntas e ela responde-as quando pode.

Começou a promover seu segundo álbum sem título provisório no dia 12 de julho de 2009 quando performou no Õllesummer, festival de música popular da Estônia, na cidade de Talim. No evento, apresentou canções inéditas como "Red Flags", "Army of Angels", "I'll Find You", e a que não estará no álbum "Yes, I Can", como disse a cantora em um chat ao vivo para seus fãs. Sobre o álbum, Kerli disse que terá lançamento no outono (do Hemisfério norte), e que terá um estilo mais eletrônico e pop, mas não necessariamente dance.


Muito se discute sobre o gênero musical de Kerli. Muitos a definem como uma cantora de música "goth-pop", mistura de gótica com pop, ou somente gótica. O fato de ser denominada gótica se deve ao fato de algumas letras e canções de Kerli serem comparadas às da banda estadunidense Evanescence, assim como o estilo de roupas que vestiu no videoclipe de "Walking On Air", denominadas como gothic lolita, o que não é verdade embora use o Japão como uma de suas inspirações. Na sua página do site seus gêneros descritos, que estão corretos, são: "alternativa", "pop" e "rock".