×

Biografia de Judith Owen

Judith Owen tem corajosamente seguiu sua musa, independentemente liberar as gravações que já cativou os fãs, colegas artistas e os críticos mais exigentes. Ela tem sido caracterizado pela NBC "Today Show" e NPR's "Weekend Edition domingo", e elogiado pelo The New York Times, The Los Angeles Times, E.U.A. Today, The Washington Post e muitos outros.

Musicalidade partes iguais, a personalidade e inteligência, a música de Owen combina pop, rock, jazz, música clássica, R & B e influências teatrais. Variedades efusivamente a descreveu como "um charmoso e sedutor, um rocker e uma cantora de Jazz." The Los Angeles Times chamou Owen "chicote inteligente, soulfully cool e profundamente introspectiva." The Washington Post elogiou o talento de Owen.
O álbum mais recente de Owen, Mopping Up Karma (Courgette Records 2008) é a última encarnação de seu talento singular, que uma recente Boston Globe Artes capa descrito como:

"A voz de Owen é lindo. É um instrumento fenomenal franca que sussurra quando necessário e lamentos quando o momento exige franqueza. "

As sementes de remanescentes Up Karma cresceu a partir de um conjunto de gravações Owen criado em 1998 para um álbum que ela estava fazendo com Glen Ballard. Sua descoberta de Owen realizando no clube de Hollywood, Luna Park, a levou a assinar com a sua gravadora Capitol logomarca, Java Records. Infelizmente, o CD nunca foi lançado devido ao falecimento deste rótulo infeliz em 2000. Apesar do retrocesso, Owen lutou e recuperou a propriedade dos senhores. Oito anos e seis CD's depois, ela ouviu as canções com uma orelha tempero a mando de e-mails de fãs. Ela foi atingida por quão relevante e mover eles continuaram a ser. Em seguida, ela passou dois meses tirando as músicas da sua desorganização rótulo de "grande", mesmo dirigindo a "língua-de-tiro bochecha 'fotografia e arte da capa do CD.

Como o título indica, esfregar Up Karma é um revisitar e purificação do passado e foi seguido rapidamente nos saltos de Aqui (2006) e Happy This Way (2007). Os destaques da antiga incluem "Adoração", com artista convidado, kd lang, emprestando sua voz incomparável e da faixa-título "Aqui", tão universalmente ressonante que Jamie Lee Curtis, um antigo campeão de Owen, escolheu-o para fazer a sua estréia como um vídeo da música diretor. O resultado é um retrato pungente exquisitely de uma mulher, finalmente, que habitam o presente - já não lamentar o passado nem temer o futuro.

Happy desta forma é uma homenagem à Grã-Bretanha em camadas nativo de Owen. Foi co-produziu com seu colaborador de longa data, John Fischbach, engenheiro do clássico de Stevie Wonder 1976 álbum Songs In The Key Of Life. O álbum é caracteristicamente ampla no humor e estilo. Inclui '60 's pop influenciado British Invasion-rock, paisagens cinematograficamente orquestral de casa e emocionalmente performances solo nua no piano, como hino quanto conto popular.

Entre os mais ardentes defensores Owen são alguns dos melhores músicos do mundo contemporâneo, muitos dos quais Owen tem colaborado com: bluesman Keb Mo ', saxofonista Tom Scott, Julia Fordham e Van Dyke Parks. Outros incluem lendas musicais Burt Bacharach e Leiber & Stoller, Jazz vocalista Ian Shaw, Shawn Colvin, Quantica e outros. Cassandra Wilson chama de "um dos mais apaixonados, completamente criativos artistas vocal em cena hoje". Jamie Cullum foi apelidado de Owen um "feminino Randy Newman."

Talvez a sua colaboração mais constante foi com o folk-rock britânico lenda Richard Thompson, a quem conheceu durante a gravação do rótulo Java. Thompson pediu-lhe para cantar em "Mock Tudor", mas foi o convite para apresentar em seu quadro de avisos de inspiração "1000 Anos de Música Popular" no Getty, que demonstrou ser a sua mais conhecida associação. Contribuições consideráveis de Owen para este histórico traquinagem são documentados em um CD 2006 colecionáveis e DVD do evento. Nele, ela e Thompson executar a música que remonta ao século 13, até faixas contemporânea por Julie London, os The Beatles e até mesmo, Britney Spears.

Owen tornou-se uma fêmea de folhas de Thompson de escolha. Para além das performances de seu hóspede em 12 Arrows e This Way Happy, ela viajou com ele como o vocalista apresentado os E.U. 2008 e 2009 performances do Reino Unido de "1000 Anos" recebendo elogios tremendos. O "Washington Post" chamou seu desempenho "surpreendente" e The Boston Herald disse que "quase roubou o show." The Milwaukee Journal Sentinel chamado Owen ", que consideram muito versátil cantor como uma Thompson é um guitarrista" e The UK's Guardian comentou que ela "merece a emergir como uma celebridade em seu próprio direito. "abril de 2009 também viu o desempenho de Thompson estréia do ciclo de canções e veículo para o baixo lenda Danny Thompson:" Cabaret das Almas ", que mais uma vez destaque Owen e parceiro de Harry Shearer no papel de narrador.

O início da subida de Owen durante a última década foi o seu álbum de estréia de 1996, emoções em um cartão postal. A sedutora single, "Hand On My Heart", foi apresentado em 1997 Jack Nicholson / Helen Hunt filme "Melhor é Impossível". Seu próximo esforço, Limited Edition (que se tornaria Mopping Up Karma) produziu várias faixas que foram exibidos em vários programas de televisão que foi ao ar na CBS, NBC, HBO e mais notavelmente graças Charmed "e" Fox "The Simpsons" em que ela também apareceu como ela mesma, do Banco Mundial "para o produtor Mike Simpson Skully.

Um álbum aclamado terceiro com uma dúzia de faixas tão penetrante que Owen tem direito o disco 12 Arrows-lhe rendeu o slot de abertura na turnê com kd lang. 2005 Owen EP de Natal em julho (de palavras e de seu parceiro e talento Shearer-cheia Christmas Sing-A-longs) culminou com um convite para recriar a reunião anual em particular de prestígio LA's Walt Disney Concert Hall. O PE também gerou uma interpretação sem medo de Spinal Tap "Christmas With The Devil", que se tornou um destaque anual para ela e quando Shearer turnê do show. Como parte hora residentes de Nova Orleães, (recorde tanto lá), a taxa anual em torno de 8-10 performances os E.U. continuam a levantar dinheiro para programas de ensino de música no pós-Katrina de Nova Orleans área.

Owen é especialmente amada por suas performances ao vivo. Revisando la em NYC's lendários, The Living Room, Stephen The New York Times 'Holden raved que "... tem o tipo de pranto folk-voz do jazz que fatias longe de tocar superfícies vulneráveis terminações nervosas emocionais e deixar-lhe trêmula." Sua apreciação continuada de arte de Owen e performances obrigou a escrever a muito reveladora 2009 New York Times reportagem narra sua jornada musical e triunfo sobre a depressão.

Tendo feito esta revelação íntima, Owen desejava chegar a aqueles que lutam com a depressão. Uma conversa com o amigo e companheiro sofredor-UK comediante Ruby Wax, resultou na idéia de Live From The Priory, uma comovente, engraçado ainda devastadoramente honesto duas mulher show tracing a descida emocional de Cera (que tinha sido um paciente apenas 17 meses antes ), através da música e monólogos. Realizado apenas duas vezes, no mundo do hospital de renome, sua ressonância universal, com o mal eo bem tanto o duo fez alguns dos seus futuros. Na primavera de 2010, o duo vai percorrer nos cinemas em todo o Reino Unido, finalmente levando-a West End de Londres. Eles também planejam levá-la para os hospitais e centros de saúde ao longo da excursão.

Próximos na frente de solo é o 2010 versão britânica de "The Damage Beautiful" (Songbook Vol. 1), uma coleção de canções do passado e do presente. Owen recente colaboração com o lendário arranjador Robert Kirby (Nick Drake e Elvis Costello), produziu algumas de suas gravações mais belas até à data e tendo em vista o seu falecimento recente, Owen vai comemorar sua passagem recente pelo exercício de suas canções orquestradas nas salas de Purcell no próximo ano, em 26 de fevereiro.

O tão esperado DVD performance ao vivo ", uma noite íntima com ..." será lançado no próximo ano os E.U.. Todas as gravações aparecem graças à Warner Music ADA distribuídos Courgette Records, o selo que Owen formada em 2005 com o marido colaborador Harry Shearer e parceiro de negócios há muito tempo, Bambi Moe. A parceria garante que Owen vai continuar a liberação de gravações em seus próprios termos artísticos e participar em uma variedade de saídas criativas. Trate-se como cantor e compositor sério, atriz de comédia / performer (Owen envia até Shirley Bassey, Sarah Palin, Condoleezza Rice, e Lady Gaga em paródias de Shearer vídeo satírico música: mydamnchannel.com e indicado ao Grammy cd's), ou como re-arranjo de 'hinos de testosterona ", como" Smoke on the Water "e" Eye of the Tiger ". Esquire recentemente incluídos dois de seus tratamentos sensualized em seu recurso, "Cover Songs Men poderia escutar" (incluindo Ray Davies "I Go to Sleep", que foi manchete na Sra. da HBO Harris).

O jornal The Washington Post descreveu um recente CD como "... a lembrança mais recente de raro talento de Owen esforço para atravessar gêneros ..." mas entre aqueles que conhecem a sua música todos concordam que, em última instância é a voz que corteja, descrevendo a dela como "um presente que continua a dar ".