×

Curiosidades sobre Joubert de Carvalho

Enviar curiosidade >
  • Em 1932, foi nomeado médico do Instituto dos Marítimos no Rio de Janeiro, onde foi chefe dos ambulatórios, chefe de clínica médica, e chefe de relações públicas, prosseguindo sempre com sua carreira de compositor. Foi fundador da Sbacem, tendo sido tesoureiro e, posteriormente, conselheiro. Participou do Conselho Federal da Ordem dos Músicos, exercendo uma atividade ininterrupta nessa área.
  • Em 1969 , no Clube Municipal foi realizado o "1º Festival Brasileiro de Serestas". E quem o venceu? Joubert de Carvalho, com "Sol de Estrada", defendido por Antonio João, um cantor que estava se destacando na época. Um 2º Festival foi realizado, mas não teve a repercussão do 1º. Ainda assim, Joubert de Carvalho o venceu com "A Flor e a Vida".
  • Na faculdade tinha como colega o sanitarista Osvaldo Cruz, cuja casa frequentava. Formou-se em 1925, defendendo a tese "Sopros musicais do coração", em que analisava as vibrações das válvulas cardíacas, produzindo sons, na passagem do sangue.
  • As composições de Joubert de Carvalho foram gravadas por cantores de sucesso na época, como Gastão Formenti e Francisco Alves, mas ganhou maior destaque quando a novata Carmen Miranda gravou Ta-hi, lançando-a em 1930 com o título 'Pra Você Gostar de Mim'. O álbum alcançou uma vendagem de 35.000 discos, numa época em que os grandes cantores vendiam, no máximo, até mil discos.
  • E assim surgiu a CIDADE QUE NASCEU DE UMA CANÇÃO. No dia 2 de abril de 1957 a principal rua de Maringá teve seu nome mudado de Bandeirantes, para Joubert de Carvalho, a cujo ato inaugural o compositor compareceu. Foi uma glória em vida. E assim surgiu a CIDADE QUE NASCEU DE UMA CANÇÃO.
  • Maringá" foi logo gravada por Gastão Formenti, tornando-se um grande sucesso. E que aconteceu depois? O segundo fato ocorreu anos mais tarde, quando a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, ficou encarregada de lotear e construir uma cidade na região. Concluído o trabalho, não sabiam que nome dar à cidade. Foi quando a esposa do Diretor da firma sugeriu o nome da canção entoada pelos operários enquanto trabalhavam. "Maringá".
  • O primeiro grande sucesso de Joubert veio em 1922 com O Príncipe, composta por inspiração da chuva, sendo a sua primeira composição gravada no exterior, em 1931.
  • Gostaria de relembrar aqui dois fatos que Joubert sempre gostava de contar referentes a "Maringá": Através de um amigo foi apresentado ao então Ministro José Américo de Almeida, que apreciava suas músicas. Este propôs que fizesse algo que falasse numa seca e na leva de pessoas que deixam suas terras no Nordeste, em busca de melhores condições no Sul. O Ministro José Américo era de Areias e seu amigo de Pombal. E a seca, nesse ano, foi pior em Ingá. Pronto: veio a inspiração e "nasceu" a "Maria do Ingá", que numa leva deixou sua cidade de Pombal. E "Maria do Ingá" se transformou em "Maringá". "Foi numa leva que a cabocla Maringá, Ficou sendo a retirante Que mais dava o que falar. E junto dela veio alguém que suplicou, P’ra que nunca se esquecesse do caboclo que ficou”...
  • Alguns meses antes de seu falecimento em uma entrevista ao Programa Sala de Visita, que Raul Maramaldo apresentava na Rádio Rio de Janeiro, Joubert de Carvalho contou a dupla história de “Maringá” (como canção e como cidade) e apresentou uma nova composição sobre “Maringá” (cidade) de nome “A Cidade que Nasceu de Uma Canção”
  • Em 1925 Joubert se formou em Medicina, com a tese intitulada "Sopros musicais do coração", tendo sido aprovado com distinção. Sabendo equacionar perfeitamente as atividades de médico e de músico, Joubert continuava a compor.

Mais tocadas

Ouvir Joubert de Carvalho Ouvir

Biografia

Ver completa >
Um dos treze filhos do fazendeiro Tobias de Carvalho e de Dona Francisca Gontijo de Carvalho, Joubert de Carvalho nasceu em Uberaba, Minas Gerais, no dia 06 de março de 1900. Tinha nove anos quando o pai comprou um piano,...

Artistas relacionados

Ver mais >

Últimas notícias

Ver mais >