Nascido em 27 de Fevereiro de 1981, em Los Angeles, Joshua Wislow Groban faz uma mistura de canto lírico (ele é barítono) com pop.
Em sua primeira apresentação em público, 1999, Josh cantou o imortal tema de O Fantasma Da Ópera, de Andrew Lloyd Weber, "All I Ask Of You", na cerimônia de inauguração do então recém eleito governador da California, Grey Davis - o público era de cerca de 20 mil pessoas.
Ainda este ano, foi convidado a ensaiar com Celine Dion a música The Prayer - que seria cantada na cerimônia do Grammy com Andrea Bocelli, mas este não poda comparecer aos ensaios.
Sua carreira decolou após a participação no seriado Ally McBeal. O criador da séria, David E. Kelley, convidou-o a cantar “You’re Still You” no episódio final da temporada de 2001. Após esta aparição, centenas de emails foram enviados à produção da série e Kelley o convidou novamente na temporada seguinte para cantar "To Where You Are."
Logo a Warner Records ofereceu a ele um contrato. Seis meses após o lançamento de seu primeiro álbum, ele ganhou disco de platina. Até hoje, o álbum vendeu cerca de 5 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos.
Josh continuou construindo uma carreira de prestígio participando de eventos importantes, como o concerto de entrega do Premio Nobel da Paz de 2002, em Oslo, a cerimônia de encerramento das Olim´piadas de Inverno de Salt Lake City e até do concerto de Natal no Vaticano.
Em 2003, gravou seu segundo álbum, Closer, que vendeu 375mil cópias na primeira semana de lançamento e alcançou o topo da parada americana em 2 meses, graças ao single "You Raise Me Up". Esta música rendeu a Groban a indicação ao Grammy naquele ano. Closer ficou impressionantes 62 semanas na listagem de vendas da Billboard.
Em 2004, inspirado pela visita com Nelson Mandela na África do Sul, Josh fundou o Josh Groban Foundation um centro de ajuda a crianças e foi nomeado embaixador oficial do Mandela's Project, uma campanha mundial com a finalidade de ajudar no combate à AIDS na África.
Groban já gravou duetos com estrelas consagradas da música internacional: Barbara Streisand, Celine Dion, Andrea Bocelli (em tributo à Luciano Pavarotti no Grammy Awards 2008) e Sarah Brightman.
Josh Groban já foi indicado a uma dezena de premiações, inclusive ao Oscar de Melhor Canção, com "Believe" - do filme Polar Express, com Tom Hanks, em 2005.