José Vélez é o pseudónimo artístico de José Velázquez Jiménez um cantor espanhol, nascido em 15 de novembro de 1951 em Telde, Gran Canaria.
Durante a sua carreira conseguiu numerosas distinções e posições destacadas em concursos musicais.
Nos finais da anos 60 o professor de música da Organización Juvenil Española teve a ideia de formar um grupo musical com os seus alunos, entre os quais se encontrava José Vélez. Est grupo chamou-se Grupo Maravilla, que pouco tempo depois se dissolveu e José a sua carreira de solista.
Apresentou-se no "Festival de la canción de la Isla de Palma", onde triunfou. Aos 17 anos apresentou-se no "Festival Salto a la fama de Madrid", onde obteve um grande reconhecimento e por esse motivo decide ficar em Madrid.
Em 1976 lança o seu primeiro disco "Vino Griego".
Em 1977 atuou no festival de Sopot, Polónia onde se sagrou vencedor com o tema "Romántica".
Também representou a Espanha no Festival Eurovisão da Canção 1978 com a canção "Bailemos un vals" (Vamos dançar uma valsa) ,com o qual alcançou o 9º lugar e que lhe deu um grande êxito em toda a Espanha.
Muito assíduo em tournés pela América, sofreu um enfarte numa das suas viagens profissionais.
Em 2005, celebrou 30 anos de carreira, com uma tourné por Espanha, América Latina e Estados Unidos da América, onde apresentou o seu disco "Por ti, 30 años".
Na sua carreira conquistou 19 discos de platina e 32 de ouro.