Rómulo José Sosa Ortiz (nascido em 17 de fevereiro de 1948), conhecido no mundo do entretenimento como José José ou "El Príncipe de la Canción" ("The Prince of the Song") é um cantor mexicano mais conhecido por suas baladas românticas e talentoso vocalista.
José José já vendeu mais de 50 milhões de álbuns em sua carreira.
Considerado um dos maiores cantores da América música americana popular, José José é reconhecido pelo seu tom puro vocal, habilidade técnica e capacidade de sustentar notas longas, também atingir altas e baixas notas com facilidade.
Por causa de seu desempenho e popularidade, José é considerado um dos cantores mais importantes da América Latina (a partir da década de 1970 a 1990).
José nasceu em uma família de músicos: seu pai Jose Sosa Esquivel, foi um tenor de ópera e sua mãe Margarita Ortiz, era uma pianista clássica. Eles nunca alcançaram grande sucesso, e quando José começou a mostrar interesse em cantar, eles tentaram desencorajá-lo, alegando que era muito difícil de alcançar o sucesso no show business.
Seu pai tornou-se alcoólatra e não aceitava mais qualquer coisa em sua casa, de ópera e música clássica.
Em 1963, quando ele tinha quinze anos, seu pai saiu de casa, forçando-o a trabalhar e ajudar sua mãe e irmão mais novo.
José aprendeu a cantar avançadas técnicas e começou a tocar guitarra, baixo e teclados.
Na adolescência José continuou suas tentativas de se tornar um cantor. Então ele começou a cantar e tocar baixo e contrabaixo com uma banda nova de bossa e jazz chamada "Los Peg".
Suas principais influências, entre outros foram Frank Sinatra e Johnny Mathis. Eles tocaram a maior parte do tempo em clubes noturnos e em abertura de festivais
de jazz local.
Ele assinou um contrato pequeno de dois singles, lançando as músicas "El Mundo" (de Jimmy Fontana "Il Mondo") e "Ma Vie", sem sucesso. Ele voltou para serenatas e tocando com sua banda em casas noturnas.
José deixou a banda, adotou o nome artístico "José José" (em homenagem a seu pai, que morreu vitimado pelo alcoolismo, e juntou ao seu primeiro nome "José" e o primeiro nome de seu pai "José", de quem diz , tinha herdado a voz) e com o apoio de sua mãe, gravou seu primeiro álbum que contém músicas de Rubén Fuentes e Armando Manzanero.
A música do álbum é uma combinação de boleros e baladas românticas, com influência de jazz e bossa nova. Por causa da qualidade, o álbum foi elogiado pelos críticos, mas não alcançou muita popularidade.
Ele se esforçou, mas depois, durante a década de 1960, sua fama começou a subir, e ele foi apresentado em vários programas de televisão.
Com canções como "Una Mañana" e "Cuidado", ele começou a chamar a atenção dos produtores musicais. Ele lançou a música "La Nave del Olvido", que se tornou seu primeiro grande sucesso no México e na América Latina. Depois disso, ele gravou seu segundo álbum.
José José grande chance veio em 14 de março de 1970, quando representou o México em um festival de música internacional "II Festival de la Canción Latina" antecessor (do Festival OTI de la Canción) com um desempenho surpreendente da música "El Triste".
O desempenho da música foi tão impressionante que causou lágrimas, aplausos de pé, expressões de espanto e aplausos da Angélica María, Alberto Vázquez, Marco Antonio Muñiz, os juízes e os espectadores no Ferrocarrilero Teatro na Cidade do México.
O fato de José José ficar em terceiro lugar, surpreendeu a platéia. Seu estilo romântico e a popular balada misturada com uma voz única fez dele o astro de estrelas no México.
Ele desempenhou o papel principal em filmes pequenos como Sueño De Amor, Buscando Una Sonrisa e La Carrera del Millón. Com o rápido sucesso, a fama e o dinheiro,
como seu pai, ele caiu no alcoolismo, mas com a ajuda de seus amigos e de sua família, ele se recuperou.
Durante a década de 1970, José José se tornou um dos baladistas mais conhecido na América Latina, apesar de competir com outros cantores hispânicos, como Nino Bravo, Julio Iglesias, José Luis Perales, Danny Rivera, José Luis Rodríguez e Camilo Sesto...
José apresentou-se constantemente nos mais populares shows de televisão do México, onde ele costumava cantar ao vivo com velhas lendas da música hispânica, como Pedro Vargas e Lico Carlos, entre outros.
Ele fez um número vários hits internacionais, e visitou várias vezes a América Latina. Seus principais sucessos foram: "Del Altar A La Tumba", "Buscando Una Sonrisa", "De Pueblo En Pueblo", "Cuando Tu Me Quieras", "Hasta Que Vuelvas", "Vive", "Dejame Conocerte" (Paul Anka 's hit "Let Me Get To Know You"), "Divina Ilusión" e "El Príncipe canção que lhe deu o apelido de" El Príncipe de la Canción "(" The Prince Of The Song").
Em 1977, ele assinou um contrato com a Ariola Records e gravou em Londres o álbum Reencuentro, que lançou os hits "El Amor y El Querer" e "Gavilán o Paloma", e voltou ao topo das listas de popularidade, ambas as canções são hoje clássicos da música latina.
Durante 1978 e 1979, ele alcançou enorme sucesso com os hits "Lo Que Un Dia Fué Não Será", "Lo Pasado, Pasado", "Vulcão", "Si Me Dejas Ahora", "Te Quiero Tal Como Eres" (Billy Joel's "Just the Way You Are") e da balada marcante "Almohada". Por esse tempo, José José se tornou um hit "certo"; todas as músicas que ele lançou, imediatamente se tornou um sucesso e vendeu-o em cada lugar que executou.
Durante a década de 1980, ele lançou o álbum Amor Amor, gravado em Los Angeles, Califórnia, que continha as músicas "Insaciable Amante", "Não Me Digas Que Te Vas", "Amor Amor" eo bolero "No Me Platiques Mas.
Depois disso, ele lançou o álbum Romantico; produção que não só criou uma nova maneira de cantar boleros, mas também fez muito popular a esta forma de baladas de idade. Canções como "El Reloj", "La Gloria Eres Tu", "Un Poco Más", "Cancioneiro" e "Regálame Esta Noche" foi trabalhada em forma requintada de tal ordem que se tornaram clássicos no México e na América Latina.
Seu álbum seguinte foi Gracias, que lançou as músicas
"Me Basta" e "Preso", ea produção de Mi Vida, com as canções "Desesperado" e bateu o autobiográfico
"Mi Vida", escrito por Rafael Pérez Botija, o mesmo compositor que deu-lhe a canção "Gavilán o Paloma" e apoiou ao longo de sua carreira, ele também gravou com Lani Hall da canção "Te Quiero Así", outro grande sucesso.
Nessa época, José produziu alguns de seus álbuns e escreveu canções como "Si Alguna Vez" e "Amor Para Los Dos". Ele se apresentou com ingressos esgotados por sete dias em uma fileira no Auditório Nacional e um mês na boate "El Patio".
Em 1983, José José chegou ao topo de sua carreira com sua Secretos best-seller álbum, que vendeu 4 milhões de cópias entre 1983 e 1984, e mais de 10 milhões de unidades até hoje; Secretos foi gravado em Espanha e escrita pelo compositor Manuel Alejandro.
José José fez vários sucessos até a década de 90 quando voltou ao alcoolismo e passou por um momento difícil em sua carreira. Amigos e familiares o ajudaram em sua reabilitação. Em 1995, José interpretou o papel principal no filme Perdoname Todo um drama sobre um alcoólatra tem-se e como ele tenta sobreviver a si próprio e para o negócio da música.
Entre 1994 e 1998, gravou Grandeza Mexicana, que lançou os hits "Dejalo Todo", "La Fuerza de la Sangre" e "Grandeza mexicana"; Mujeriego com os hits "Não valió la pena", "Llora Corazón" "Dele Gracias A La Vida", "Mujeriego" e "Olvidame", e seu último álbum da década, Distancia, que lançou o hit "Ojala Que Te Mueras", que não foi muito bem sucedida, devido à condição de sua voz.
Em 2001, com uma voz muito deteriorado, ele gravou seu último álbum, Tenampa, que recebeu avaliações ruins. Depois disso, ele se aposentou oficialmente da gravação. Em meados dos anos 2000, ele apareceu brevemente como o "Mistério Músico" no filme Sueño e desempenhou o papel de Erasmo Padilla (o pai de Leticia "Lety" Padilla), em La Fea Más Bella, uma versão muito sucesso mexicano da produção colombiana Betty La Fea (adaptado dos EUA como Ugly Betty).
Em 2007, ele lançou "Mis Duetos", de um álbum com duetos que ele gravou no passado. No entanto, ele apresentava duas músicas novas, "E-Mail Me" com sua filha, "Sarita", que foi escrito em reggaeton e "vivas Aunque con él" com Reyli.
Em 2008, gravou uma música emotiva chamado de "Volver A Creer" com o mundialmente famoso músico Yanni, incluída no seu último álbum Yanni Voces. Yanni declarou que queria "ajudar a uma verdadeira lenda para cumprir seu sonho de cantar novamente." José José e Yanni tocando a música ao vivo em Acapulco, em um concerto especial para promover o álbum de Yanni.
O efeito do alcoolismo, o abuso de cortisol e sua hérnia de hiato, não só afetou sua capacidade de cantar, mas também para conversar. Em junho de 2007 ele sofreu de paralisia de Bell. Como resultado de todos esses problemas que ele tem lutado uma depressão muito grave nos últimos anos.
José José é considerado um dos maiores cantores latino-americanos de todos os tempos e também uma influência enorme para muito populares cantores como: Cristian Castro, Vicente Fernández, Alejandro Fernandez, Nelson Ned, Pepe Aguilar, Manuel Mijares, Lupita D'Alessio, e Reyli, entre muitos outros.
Em 1998, as bandas latino de rock e hip hop como: Molotov, Jumbo, Julieta Venegas, Beto Cuevas, e Aleks Syntek, gravou um álbum tributo chamado "Un Tributo (um José José)", cantando clássicos de José como "Lo Dudo", "El Triste", "Vulcão", e muitos outros, cada música com um estilo pessoal e especial da banda.
Em 1996, foi concedida uma licença especial do governo mexicano. O governo mexicano considera-lo merecedor deste prêmio com base no impacto cultural José José teve no país.
Em 2002, ele conseguiu "El Premio a la Excelencia" ("Prêmio de Excelência") no Premios Lo Nuestro. A revista Billboard concedeu-lhe para "Melhor Artista Latino" (Melhor Artista Latino") e" Melhor Disco Latino" ("Best Latin Album") várias vezes.
Em 2005 ele recebeu o "Personalidad del Año" ("Pessoa do Ano") pela Latin Grammy Recording Association, ele foi indicado nove vezes ao Grammy.
Pela sua contribuição à indústria fonográfica, José José tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 7036 Hollywood Blvd.
Em julho de 2008, Univision e no Grammy Latino, gravado em Miami, no Bank United Center TV um tributo especial ao José José, estrelas como Marco Antonio Solis, Ana Barbara, Cristian Castro, Alicia Villarreal, Reyli, Olga Tañon, Luis Fonsi, David Bisbal e Aventura realizados seus maiores sucessos ao vivo e também estrelas como Plácido Domingo, Ricky Martin, Enrique Iglesias, Pedro Fernandez, e RBD, enviou uma mensagem especial parabenizando-o e mostrando sua admiração.
Na mostra, José José Univision descrito como: "Um dos cantores mais populares na música latina".