Compôs sua primeira música no dia 26 de setembro de 1942, mas desde cedo, ainda criança, em suas andanças com o pai pela lavoura, já escrevia versos com pedaços de madeira, no chão de terra por onde caminhava. Sua primeira música gravada foi a “Moda das Flores”, no dia 04 de abril de 1944, por Tôrres e Florêncio, e desde então nunca mais parou. Nos próximos quarenta anos ele comporia e gravaria perto de duas mil músicas, algumas com mais de cinquenta regravações.
Em sua grande paixão pelo teatro, José Fortuna escreveu suas próprias peças teatrais, num total de quarenta e dois melodramas, montou a Companhia Teatral Maracanã, com a qual atravessou todo o Brasil, e da qual participava também seu inseparável irmão, Pitangueira, atuou e dirigiu.
Foi com a belíssima música “Avenida Boiadeira”, que José Fortuna finaliza uma carreira de exatos 40 anos, constando em seu gabarito cerca de 2500 composições, exatos 42 dramas teatrais, estes representados pela também sua Companhia de Teatro “Os Maracanãs”, recorde de público nacional entre os anos de 1960 a 1972.
Obras Musicais - José Fortuna como compositor foi dono de uma imensa versatilidade de estilos musicais. Temas retratando a natureza, aquilo que é conhecido como “música raiz” foi o seu ponto forte, mas o amor, abandono, encontros, despedidas, bem como obras de cunho humorístico, toadas istóricas, etc... também fazem parte de seu vasto repertório. Ao todo foram catalogadas perto de duas mil obras musicais por ele produzidas, muitas das quais em parceria com Carlos Cezar, Paraíso, Dino Franco, entre outros inúmeros nomes do cancioneiro sertanejo.
Hoje quem cuida de suas mais de 2400 composições é Iara Fortuna, sua filha, casada com o cantor Paraíso, residentes estes na cidade de São Paulo onde dirigem uma editora musical.
Tudo se inicia na pequena cidade de Itápolis, interior de São Paulo. No começo como sempre, nada foi fácil e os irmãos Fortuna tiveram que encontrar um emprego para que lá tentassem sobreviver. Depois veio outro obstáculo: a falta de...