O guitarrista e compositor José Canet nasceu no dia 15 de dezembro de 1915 e faleceu no dia 10 de Março de 1984.
José Canet é o protótipo do guitarrista e vocalista clássico de tango, sempre pronto a voltar com sua guitarra. Suas influências remontam ao estilo dos cantores Gardel, Magaldi e Corsini.
Ele foi um dos poucos guitarristas que conseguiu ficar longe da influência de Roberto Grela, criador de uma grande tendência em tango.
Seu estilo era profundamente enraizado e diretamente baseado nos grupos de guitarra clássica. Em muitos de seus desempenhos, acrescentou ao trio guitarra ou quarteto de outros instrumentos de corda: contrabaixo, violino e violoncelo.
Aos doze anos de idade sua vocação despertou quando ouviu Ignacio Corsini e ficou muito impressionado com o trio de guitarra que apoiava o cantor, que era alinhada por Armando Pagés, Rosendo Pesoa and Enrique Maciel.
Nessa época ele morava no bairro de La Paternal e costumava pescar no arroio Maldonado com um amigo, um pouco mais velho do que ele: Piero Hugo Bruno Fontana, que mais tarde se tornaria Hugo del Carril.
Seu primeiro professor de violão foi Jesús González. Em 1933 ele começou a trabalhar como profissional com o cantor Santiago Devin em um grupo de guitarra com Alonso, Arana e Arrieta. Ele também apoiou Fernando Díaz e Dorita Davis ingressando-os no elenco da Rádio Stentor.
Mais tarde, ele foi associado com o cantor Alberto Gómez com quem compartilhou uma carreira de 30 anos e excursões feitas de muitos países da América Latina. Em Cuba, seu sucesso foi surpreendente, com um monte de viagens e um grande número de gravações.
Durante uma dessas excursões Canet compôs dois de seus tangos mais famosos: "La abandoné y no sabía", no Chile, em 1943 e "Tarde", em Caracas (Venezuela) em 1947.
Em 1938, o poeta e jornalista Amleto Vergiati apresentou-lhe a letra de uma música milonga que o guitarrista tinha composto. A letra foi intitulada "Julián Pardales", um personagem imaginário do bairro de Los Corrales.
Canet gostou do poema mas sugeriu a Vergiat mudar "Pardales" para "Centeya". Assim ele fez e, para evitar a destruição da rima existente, ele substituiu "Corrales" por "Pompeya".
Assim, a milonga "Julián Centeya" nasceu, um nome que finalmente passaria a ser o pseudônimo do poeta que até então era conhecido como Enrique Alvarado.
Ele acompanhou um grande número de cantores: Oscar Alonso, Juana Larrauri, Roberto Medina, Guillermo Rico, Jorge Vidal, Alberto Marino, Alfredo Dalton, Mariano Leyes, Gloria Díaz e outros.
Entre 1951 e 1952 em Córdoba ele apareceu no LV3 estação de rádio, juntamente com o violinista Abel Lizarrago. Eles foram apresentados como "La Guitarra y el Viajera Violino Romântico".
Em 1956 ele apareceu como solista de violão na Rádio Belgrano e, em 1959 ele formou o "Quinteto Garufa", composta com bandoneon, dois violões, violino e cordas, com o cantor Hector Alvarado.
Esta agregação desempenhou um estilo de tango bastante adequado para a dança que ele chamou de "baiango". Eles gravaram para a TV e, entre outras peças: "De Puro Curda", "Así se baila el tango", "Llegó el baiango", "um Baiango Mar del Plata" e "Churrasca".
Entre 1965 e 1969 ele executar o seu próprio local: "El Rincón de José Canet" no porão de Callao 451.
Em 1972 ele persuadiu Nelly Omar para retomar sua atividade de canto. Em 1981, Canet teve que parar por causa de um acidente vascular cerebral.
Canet era um compositor prolífico, seus maiores sucessos foram: "Me beso y se fue" Waltz (), "Sigo queriéndote igual", "Tarde", "La abandone y no sabía", "recordarla Hoy al", "Y dicen que No Te Quiero ", todos eles com suas próprias letras. Also "Bolita cachuza" (S. Lonne), " Los cosos de al lao " ( Marcos Larrosa ), "Serpentina de esperanza" (Afner Gatti), " Julián Centeya " (milonga - Julián Centeya ), "Amar y callar" ( Nelly Omar ). Também "Bolita cachuza" (S. Lonne), "Los cosos de al lao" (Marcos Larrosa), "Serpentina de esperanza" (Afner Gatti), "Julián Centeya" (milonga - Julián Centeya), "Amar callar y" ( Nelly Omar).