John William Coltrane (Hamlet, 23 de Setembro de 1926 — Nova Iorque, 17 de Julho de 1967) foi um saxofonista e compositor de jazz norte-americano, tendo atuado principalmente durante as décadas de cinquenta e sessenta. Comumente considearado pela crítica especializada como o maior sax tenor do Jazz e um dos maiores jazzistas e compositor deste gênero de todos os tempos. Sua influência no mundo da música ultrapassa os limites do Jazz, indo desde o Rock até a Música Erudita.
Nascido na Carolina do Norte, neto de um pastor evangélico, John Coltrane cresceu em High Point e em Nova Jérsei numa época de forte segregação racial em meados da década de vinte tendo tido uma infância pobre, como a maioria das crianças negras daquela época em seu país. Seu interesse pela música começou devido ao seu pai que tocava vários instrumentos musicais e que o incentivou a estudar música. Durante sua adolescência, Coltrane perdeu vários parentes, como sua tia, seu avô e seu pai. Essas perdas o marcariam por toda sua vida.
Coltrane começou sua carreira tocando em várias big bands após o fim da Segunda Guerra Mundial. Tocou com vários gigantes do Jazz como Dizzy Gillespie e Paul Chambers (depois voltaria a tocar com ele no quinteto-sexteto de Miles Davis).
De 1955 a 1960 fez parte do histórico quinteto de Miles Davis, tendo participado de discos memoráveis como Cookin’, Relaxin’, Steamin’, ‘Round About Midnight e Workin’, todos de 1956. No ano seguinte gravou seus primeiros álbuns como líder, tendo Blue Train alcançado maior destaque no meio jazzistico.