Joe Satriani (USA) - Rock Instrumental / Jazz Fusion / Blues / Hard Rock
Quem já ouviu Joe Satriani geralmente se pergunta qual o seu estilo. A música feita por Satriani é tao eclética que não poderíamos engloba-lo num só estilo, as vezes soa Rock n' Roll, as vezes Blues, as vezes Progressivo, as vezes Pop, mas Satriani diz que seu estilo é o "Joe Satriani Music".
Joe Satriani nasceu em 15 de Julho de 1956 na cidade de Westbury, Nova York, desde criança teve aulas de violão com seu pai, e tambem com seu tio e amigos. Tocava Folk, Blues e Jazz.
Em 1971, Joe começou a dar aulas, inclusive para um aluno ilustre, Steve Vai, que depois viria a se destacar tocando com Frank Zappa, Dave Lee Roth, entre outros. Morando na cidade de Berkeley, na California, ja tinha um certo nome como professor, dando aulas também para Kirk Hammett (Metallica), Larry LaLonde (Possessed, Primus) entre outros.
Em 1979, Joe monta a banda pop The Squares. Junto com ele estava Andy Milton no baixo e Jeff Camipelli na bateria. Este último voltaria depois a tocar com Joe.
Em 1984 lançou seu primeiro album (EP), que levava o nome de sua esposa, Rubina.
Seu próximo album, intitulado Not Of This Earth foi lançado em 1986 pela Relativity Records e foi seu primeiro album completo (LP). Quem conseguira o contrato com a Relativy Records fora Steve Vai, seu antigo aluno.
O album que levou Joe Satriani aos famosos "top 10" de todo mundo, foi lançado em 1987, e levou o nome de Surfing With The Alien, Joe ja era conhecido em todo o mundo e o album inclusive recebeu discos de platina em varios países. Já conhecido como um dos melhores guitarristas do mundo, aparecia nas capas de quase todas as revistas que falavam sobre guitarra ou música. Surfing With Alien pode ser considerado um dos albuns instrumentais mais bem sucedidos de todos os tempos.
Em 1988, a Relativy fez uma nova prensagem do album Not Of This Earth com uma nova capa, pois o album ja havia se esgotado, tamanho o sucesso das vendas. Se sucederam albuns excelentes gravados por Satriani, Dreaming #11 (1988), Flying In A Blue Dream (1989), The Extremist (1992), Time Machine (coletanea dupla, com um cd de estúdio e outro ao vivo), entre outros.
Joe ja era tido como um dos "deuses" da guitarra, admirado por muitos apreciadores da boa musica e também por surfistas, pela faixa Summer Song, definitavamente, o seu maior hit. Outro fato interessante, é que todos os albuns, desde Surfing With The Alien até The Extremist, foram indicados para o Grammy. Joe também tocou com alguns outros artistas conhecidos, sua primeira grande tour em 1988 foi abrindo para os The Rolling Stones, a convite do proprio Mick Jagger.
Em 1994, tocou junto com o Deep Purple, quando o guitarrista Ritchie Blackmore saiu da banda. Não gravou nenhum album com o Deep Purple, fez somente uma tour pela Europa e Japão.
Em 1995 lançou seu sétimo album, que levava seu próprio nome e hoje em dia, é o seu preferido.
Em 1996 montou um grande projeto que foi batizado G3, junto com ele estava Eric Johnson e Steve Vai. No G3 cada um dos tres tocavam 3 músicas de seus albuns solos, quase sempre na ordem Satriani, Johnson e Vai, depois os 3 se juntavam para sensacionais jam-sessions. Por enquanto o único registro do G3 é o album ao vivo, Live In Concert. A faixa Summer Song, gravada ao vivo, foi indicada para o Grammy.
Em 1997, o G3 ja tinha algumas mudanças, Eric Johnson saiu, e dessa vez quem tocava com Vai e Satriani, era Robert Fripp e Kenny Wayne Shepherd.
Em 1998, Joe lançou mais um album de sua carreira solo, dessa vez intitulado Crystal Planet, album que mantem o estilo de Satriani, se alternando entre baladas, rocks, pops, blues. produtor foi Mike Fraser, do G3, e a banda que toca no album é tambem a mesma do G3, com Satriani, Stuart Hamm (baixo) e Jeff Campitelli (bateria).
Em 2000, Joe lançou mais um disco, Engines of Creation, recheado de experimentalismo, expandindo os parâmetros de sua música, incluindo ainda 'misturas' com alguns estilos. Até o drum'n'bass e o hip-hop foram usados. O álbum, quando ouvido pela primeira vez, não parece um típico 'álbum de guitarra', mas, quando Joe entra com seus solos, a mágica ainda está lá.
Em 2001, Satriani lança um disco duplo ao vivo, gravado na sua cidade-natal, na histórica casa de shows 'Fillmore', chamado Live In San Francisco. Segue o disco, ainda, o lançamento de um DVD duplo, do mesmo show, contendo imagens inéditas da tour e dos backstages.
Depois do polêmico Engines Of Creation, Joe volta com tudo em 2002 no lançamento do CD “Strange Beautiful Music”, que marca o retorno do poderoso rock instrumental a que os fãs estavam acostumados, contando inclusive com uma música cover (“Sleep Walk”) e a participação de Pia Vai (esposa de Steve Vai) tocando harpa na faixa “Chords Of Life”. Destaque para a banda que acompanha Joe, ótimas linhas de baixo e bateria (especialmente em “The Traveler”).
Em fevereiro de 2004, é lançado o CD duplo ao vivo “G3 – Rockin’ In The Free World”, com a participação aclamada de Yngwie Malmsteen, assim como o lançamento do DVD “G3 – Live In Denver”. A novidade é que o setlist do CD é diferente do DVD, o que presenteia duplamente os fãs que aguardavam material novo do “careca mais adorado da música”.
Joe nem dá tempo de nos saciarmos com o CD do G3 e em abril de 2004 lança seu novo álbum de estúdio, chamado de “Is There Love In Space?”, trazendo músicas inovadoras e “estranhas porém bonitas” como no CD de 2002. Palavras de Joe Satriani sobre o novo CD: “Vocês já viram o meu lado virtuose, já viram meu lado blues, já viram meu lado metaleiro, mas esse CD mostra de uma vez por todas meu lado rockeiro”. Definitivamente é um dos melhores (senão O MELHOR) álbum de sua carreira.
No início de 2005, é disponibilizado na internet um show de Satriani em Anaheim, transmitido pelo quicktime player, não disponível em CD ou DVD, mas que (por ser livre de diretos autorais) aparece rapidamente na internet em formato CD e AVI, inclusive distribuído pelos fãs no maior fórum não-oficial do Satriani na seção bootlegs (raridades). Com um setlist que traz coisas mais comuns aos fãs mais íntimos da carreira do músico, como “Strange”, “War” e “Morrocan Sunset”, traz também versões com arranjos novos de “Searching” e “Bamboo”, além da sempre divertida “Psycho Monkey”. Se você não tem, baixe. É grátis, tem no emule e serve para você que não conhece Joe Satriani e não tem dinheiro pra comprar uma coletânea. Infelizmente, esse show não encontra-se mais para streaming no site realizador do evento.
Em outubro de 2005, é lançado mais um registro ao vivo do G3, dessa vez intitulado “G3 – Live In Tokyo”, acompanhado do DVD (mesmo áudio do CD) e contando com a participação de John Petrucci, guitarrista do Dream Theater, tocando músicas de seu álbum instrumental solo.
Nesse mesmo fértil ano de 2005, Joe grava 42 músicas para a trilha do jogo de PS2 “Nascar 6: Total Team Control”, sendo que há duas faixas de longa duração. A Electronic Arts pretende lançar até o final do ano a trilha separada do jogo, para a alegria do fãs que já estão sedentos por material novo de estúdio de Joe.
Em 2008, Satriani e o grupo Coldplay tiveram um certo desentendimento devido a trechos da música "Viva La Vida" semelhantes a "If I Could Fly", de Satriani.
Ele também chegou a compor várias músicas para o jogo de videogame NASCAR 06: Total Team Control, além disso gravou vários DVDs.