×

Biografia de Jocafi

JOSÉ CARLOS FIGUEIREDO, O JOCAFI
José Carlos Figueiredo - 21/12/1944
Nasceu no bairro de Cosme de Farias, em Salvador.
A história de Jocafi não difere muito da de Antonio Carlos. Ambos gostavam de futebol, ambos aprenderam a tocar o violão de rua, sendo que Jocafi teve a oportunidade de ser pupilo-admirador de Codó, o bem sucedido violonista, compositor e intérprete baiano.
A experiência musical de José Carlos começaria já desde a infância, quer jogando pelada na rua e escutando o som do serviço de alto-falante, que transmitia a música popular da época, (Waldick Soriano, Lucho Gatica, Bienvenido Granda, Trio Irakitan) quer ouvindo sua mãe cantar as músicas antigas de Noel Rosa, Ismael Silva, etc. Ainda adolescente, José Carlos começa a frequentar com assiduidade o Mercado Modelo, - a "Meca" da música baiana na época -, assimilando os batuques, a capoeira e os sambas-de-roda, (cuja estrutura seria essencial no seu trabalho criativo) e a cultura da "batida de limão". As serestas lhe atraem mais que os estudos, porém graças à boa formação familiar, consegue conciliar trabalho, estudo e boemia.
Jocafi não deixaria o convívio com os sambistas no Mercado Modelo, (nem mesmo na época em que já atuava em programas de TV, tocando guitarra/violão com Antonio Carlos, que tocava piano, Evandro, bateria e Luis Berimbau, o baixo). Para ele, era importante "beber na fonte", e ali estavam Camafeu de Oxossi, Chocolate da Bahia e tantos outros. Ali, como o próprio Jocafi relata, era o ponto de encontro e o local onde os compositores sabatinavam, apresentando em primeira mão suas novas músicas. Isso iria motivar uma das primeiras composições da dupla que formará mais tarde com Antonio Carlos: Mercado Modelo, que contou também com a participação do letrista Ildásio Tavares. Foi através do maestro Carlos Lacerda que Jocafi conheceu Antonio Carlos. Mas cada um tinha ido para o seu lado. Era época de batalhas individuais. E como as batalhas eram travadas principalmente em festivais de música, logo Jocafi estaria no Brasil Canta no Rio, competindo com Antonio Carlos. Sua primeira composição, a música Menina do Tororó, tem a autoria compartilhada com Alberto Pinheiro. Nesta música, única escolhida dentre três, submetidas por José Carlos Figueiredo para concorrer nas eliminatórias do festival O Brasil Canta no Rio, da TV Excelsior (1968) pela primeira vez assinava como Jocafi. A partir daí, deixaria de registrar suas composições como José Carlos Figueiredo, passando a adotar o bem sucedido nome artístico.