'Cabocla Tereza' se encaixa perfeitamente na argumentação que João Pacífico dá à aceitação das suas músicas. Para ele, o caboclo gosta de história completa, gosta de música que tem começo, meio e fim, gosta dessa coisa de folhetim, de história como se fosse notícia de jornal.
O ator global Antônio Fagundes, em uma merecida homenagem que, infelizmente, não foi possível ser feita quando o compositor ainda estava entre nós, gravou, em 1998, o cd "Tributo a João Pacífico", cantando lindas pérolas desse que foi um dos maiores compositores da autêntica música caipira.
A música "Cabocla Tereza", de João Pacífico, gravada em 1936, por Raul Torres (proseado) e Florêncio (cantada), é até hoje gravada, sendo, uma das músicas mais conhecidas do cancioneiro nacional.
João Pacífico fez sucesso com "Chico Mulato". Com essa música, ele começou aquela história de declamar e depois cantar, pois suas letras dão sempre 'metro e meio de verso' e os intérpretes tinham dificuldades em colocar isso tudo num 78 RPM.
Depois de Cabocla Tereza, o grande sucesso de João Pacífico foi com a música "Pingo d'água", composta em 1944, na cidade paulista de Barretos, numa época em que o sertão paulista estava amargando uma seca de sete meses.
João Baptista da Silva (Cordeirópolis,5 de Agosto de 1909 - Guararema, 30 de Dezembro de 1998), mais conhecido pelo apelido João Pacífico, foi um compositor de música caipira , autor de Cabocla Tereza
Nasceu no Núcleo Colonial de Cascalho, antiga...