A música "Cabocla Tereza", de João Pacífico, gravada em 1936, por Raul Torres (proseado) e Florêncio (cantada), é até hoje gravada, sendo, uma das músicas mais conhecidas do cancioneiro nacional.
O ator global Antônio Fagundes, em uma merecida homenagem que, infelizmente, não foi possível ser feita quando o compositor ainda estava entre nós, gravou, em 1998, o cd "Tributo a João Pacífico", cantando lindas pérolas desse que foi um dos maiores compositores da autêntica música caipira.
João Pacífico fez sucesso com "Chico Mulato". Com essa música, ele começou aquela história de declamar e depois cantar, pois suas letras dão sempre 'metro e meio de verso' e os intérpretes tinham dificuldades em colocar isso tudo num 78 RPM.
'Cabocla Tereza' se encaixa perfeitamente na argumentação que João Pacífico dá à aceitação das suas músicas. Para ele, o caboclo gosta de história completa, gosta de música que tem começo, meio e fim, gosta dessa coisa de folhetim, de história como se fosse notícia de jornal.
Depois de Cabocla Tereza, o grande sucesso de João Pacífico foi com a música "Pingo d'água", composta em 1944, na cidade paulista de Barretos, numa época em que o sertão paulista estava amargando uma seca de sete meses.
João Baptista da Silva (Cordeirópolis,5 de Agosto de 1909 - Guararema, 30 de Dezembro de 1998), mais conhecido pelo apelido João Pacífico, foi um compositor de música caipira , autor de Cabocla Tereza
Nasceu no Núcleo Colonial de Cascalho, antiga...