Música gauchesca, nativista, pampeana, gaudéria... vários adjetivos para expressar a mesma tradição: o cultivo. Considerado um dos mais importantes cantores e compositores nativistas do Rio Grande do Sul, João de Almeida foi premiado como melhor cantor e compositor em quase todos os festivais de música que participou.
Suas apresentações ocorrem com um grupo de quatro componentes, com acordeom, violão, contra-baixo e bateria. Participou de diversas coletâneas de cantores gaúchos, entre as quais, o CD "Autores gaúchos" em que participa cantando as músicas "Trem Magiar" e "Guitarras do Litoral", de sua autoria.
O cantor e compositor João de Almeida Neto, nascido na localidade do Toro Passo (Uruguaiana) em 23 de novembro de 1956 é um músico gaúcho de musica nativista. João de Almeida Neto considerado um dos mais importantes cantores e compositores nativistas do Rio Grande do Sul.
Foi premiado como melhor cantor e compositor em quase todos os festivais de música que participou naquele estado. Entre seus sucessos estão as músicas "Homem feio sem coragem não possui mulher bonita", de Gildo de Freitas, "Tango do Meretrício", de Luiz Bastos e Mauro Ferreira, além de "Palavra de cantor" e "Vozes rurais", de sua autoria.
Além de participar de festivais, fez shows em rodeios e festas rurais, tendo sido acompanhado por orquestra de cordas e sopros com mais de trinta músicos. Apresentou-se também em programas de televisão no Brasil e no exterior. Suas apresentações ocorrem com um grupo de quatro componentes, com acordeom, violão, contra-baixo e bateria.
Participou de diversas coletâneas de cantores gaúchos, entre as quais, o CD "Autores gaúchos" em que participa cantando as músicas "Trem Magiar" e "Guitarras do Litoral", de sua autoria.
Em 1991, teve as músicas "Crioulo da Tia Maruca", com Marco Aurélio Campos, e "Chuva de verão" incluídas na trilha sonora do filme "Gaúcho negro" gravada por Gaúcho da Fronteira pela Som Livre.
Em 1997, foi escolhido pela Secretaria Estadual da Cultura e Instituto Estadual de Música do Rio Grande do Sul como o melhor cantor do ano, recebendo o Troféu Vitória. Apresentou show durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre, em 2003.
No ano seguinte, foi a atração principal no show musical "O Canto do Sul", na cidade de Campo Grande(MS), promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso do Sul (MTG/MS) e pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Querência, de Campo Grande, em realização pela colônia gaúcha em homenagem a Mato Grosso do Sul.
Ainda em 2004, fez participação especial no CD "Vida, cordeona e canções" do cantor Beto Caetano, interpretando, em dueto com ele, a vanera "Vinho das paixões", a milonga "Para viver uma milonga", ambas de Vaine Darde e Beto Caetano, e a guarânia "Na mesa de um bar", de Nenito Sarturi e Beto Caetano.
Em 2005, musicou e interpretou poemas do poeta gaúcho Afif Jorge Simões Filho, lançados em CD.
Em 2008 participou da 2ª Festa da Colheita, em Dourados/MS. João de Almeida Neto apresentou seus principais sucessos e também o repertório que o levou a ser um dos nomes mais premiados da música gaúcha no país.