João Brasil é carioca e começou a tocar desde cedo. Aos 12 anos já era figurinha carimbada em quase todos os festivais de colégios da Zona sul do Rio de Janeiro.
Aos 15 começou a tocar violão e compor. Desde aquela época suas composições já eram bem - humoradas e de personalidade muito peculiar.
Ingressou na faculdade de Comunicacão Social (Publicidade) e aos 17 montou uma banda chamada Boi Zebu onde cantava e compunha. Com essa banda fez shows memoráveis no Bar Empório, em Ipanema. Chegaram até a abrir um show da dupla de funkeiros Claudinho e Buchecha!
Depois de se formar em Pulicidade, João foi morar em Boston para estudar música na renomada escola Berklee College of Music, onde se formou em produção de música eletrônica e teve contato com várias culturas e diversos estilos musicais. Quando voltou ao Brasil montou a produtora musical/estúdio de gravação Lontra Music junto com o músico João Ferraz.
Viciado em música eletrônica e comunicação, João juntou as duas coisas para compor suas músicas recheadas de bom humor e críticas do cotidiano. Ele faz tudo na suas músicas: Toca todos os instrumentos, canta, compõe, produz, etc.
Sua música “Baranga” virou tema do programa Mucho Macho do apresentador Marcos Mion na MTV, que abraçou a proposta e deverá participar do show junto com as Pet Shop Girls, suas ajudantes de palco.
João também tem no currículo uma parceria com o rapper Deleve. O buxixo com relação a seu som já tomou espaço em diversas revistas (Bizz, Simples, O Globo…) e em alguns sites (Urbe, rraurl, Trabalho Sujo, Sobremusica…).