×

Biografia de Jam Project

Em 1997, uma companhia chamada First Smile lançou Robonation, um álbum cover de temas da popular série de vídeo games "Super Robot Wars”. Como o jogo exibe personagens de diferentes animes de robôs, a seleção das faixas do álbum – e o arranjo dos vocalistas, membros do Jam inclusive – eram muito variados. Basta dizer que o álbum foi sucesso o bastante para justificar um show no mesmo ano.

Com um segundo Robonation e depois shows adicionais, mais cantores populares se juntaram à diversão. Um cantor, Isao Sasaki, veio de longe para fazer sua própria música de décadas antes, o tema do anime "Uchû Senkan Yamato" (Space Battleship Yamato ou Patrulha Estrelar). Alguns desses artistas vieram a ser conhecidos por “Jam Project” - não oficialmente, isso sim.

Os membros fundadores eventualmente criaram suas próprias músicas, começando em 2000 com Kaze ni nare, Danger Zone e Storm. Com o tempo, o “Jam Project” – o “Jam” significando "Japan Animationsong Makers"(Autores Japoneses de Músicas de Animação), tornou-se o nome oficial da banda. Alguns anos depois, Sakamoto se “graduou” com Kitadani, Okui e Fukuyama, juntando os membros restantes em seguida. A partir daí, sua popularidade e influência se espalhou pelo mundo. Como um exemplo, a adição do bilíngue Cruz após uma audição em 2004 consolidou sua popularidade na América Latina.

Na última década, o Jam Project lançou dezenas de singles, em média um a cada quarto meses. Faixas memoráveis variam de STORM de "Getter Robo", ao grande sucesso de 2003 Skill, e Gong de 2005, incluída em "Super Robot Wars Alpha 3". Seu single mais recente, lançado em abril de 2010, será usado no novo anime de "Transformers".

Além da sua enxurrada de singles, a banda também se mantém ocupada com extensas turnês pelo mundo. Sua turnê World Flight 2008 foi de Taiwan aos EUA, da Coréia do Sul à Espanha, e finalmente à terra natal de Cruz, o Brasil. Dessas paradas, a maioria foi em convenções de animes ou games. Outra turnê está sendo planejada para a chegada de seu novo álbum em junho de 2010.

Até hoje, eles continuam fiéis às suas raízes animes/robôs, focando quase que exclusivamente nos gêneros que os tornaram famosos tanto individualmente quanto em grupo.