Na década de 60, Ivon Curi transformou-se em empresário da noite carioca, ao abrir o "Sambão e Sinhá", restaurante-boate idealizado por ele e que tornou-se casa conceituada, onde frequentavam presidentes da República, ministros e embaixadores.
No Rio de Janeiro, Ivon Curi foi crooner da orquestra Zacarias, do hotel Copacabana Palace.
Ivon Curi atuou nos filmes "É Fogo na Roupa", ao lado de Ankito e Adelaide Chiozzo, em 1952; "Garotas e Sambas", "Adorável Inimigo" e "Assim era a Atlântida", em 1975.
Aos 11 anos de idade, Ivon Curi venceu um concurso de calouros sua cidade.
A primeira gravação de Ivon Curi, "O Adeus", de Dorival Caymmi, não obteve êxito comercial.
Ivon Curi trabalhou no Laboratório Silva Araújo e foi vendedor de passagens da Panair.
Ivon Curi dublou "Lumiére", o castiçal de "A Bela e a Fera", clássico da Disney.
Ivon cantou com Juanita Castillo a música "PIGALLE"
(em francês), no programa "Cancioneiro do Leite de
Rosas" de Francisco Alves, na Rádio Nacional - em abril/1948.
Falava fluentemente francês, inglês e espanhol e conheceu a Ásia, África, Europa e Américas. Famoso na 'Escolinha do Professor Raimundo' com o personagem Galdêncio, o gaúcho da fronteira, sem a cabeleira característica. Sua peruca ficou tão popular que inspirou Renato Aragão no bordão 'pelas perucas do Ivon Cury'. Na Rede Globo, ele também partipou da novela “Feijão Maravilha”, em 1979, interpretando o “Seu” Rachid. Em 35 anos de carreira, lançou seu 27º disco em 1994, 'Douce France', interpretando clássicos franceses.
Na década de 50, Ivon Curi foi eleito O Rei do Rádio e teve cinco de seus discos entre os dez mais vendidosdo país, entre eles, "Me Leva" (com Carmelia Alves),"Farinhada", "João Bobo", "Feijão", "Ta Fartando Coisaem Mim", "Amendoim Torradinho" e "Xote das Meninas".
Ivon José Curi, conhecido como Ivon Curi (ou Ivon Cury), (Caxambu, 5 de junho de 1928 — Rio de Janeiro, 24 de junho de 1995) foi um cantor, compositor e ator brasileiro.Passou a infância e parte da adolescência em sua...