Entre composições de Itamar que fizeram sucesso com outros interpretes, estão: 'Nego Dito', com o sambista
Branca de Neve, e 'Já deu pra sentir', com Cássia Eller.
Itamar, que mudou-se para São Paulo em 1973 para se dedicar à música; apresentou-se em shows no final da década de 70, na Lira Paulistana, em São Paulo.
Itamar Assumpção era nome frequente na lista de shows do Teatro Lira Paulistana em Pinheiros, palco que foi denominador comum a todos os membros da Vanguarda Paulista.
Itamar Assumpção aprendeu a tocar sozinho violão e, ouvindo Jimmy Hendrix e arranjos de baixo e bateria, apaixonou-se pelo baixo.
Itamar teve forte presença na vanguarda paulista ao lado do amigo Arrigo Barnabé, da banda Sabor de Veneno, Premeditando o Breque e Grupo Rumo.
Em 1994, Itamar Assumpção lançou a série: 'Bicho de Sete Cabeças', (três LPs também na forma de dois CDs),
acompanhado pela banda Orquídeas do Brasil.
Itamar cresceu em Arapongas, no Paraná, onde se mudou aos 12 anos. Chegou a cursar até o segundo ano de Contabilidade, mas abandonou a faculdade para fazer teatro e shows em Londrina.
Em 1995, Itamar lançou um CD com músicas de Ataulfo Alves que foi premiado como melhor do ano pela APCA.
O músico Francisco José Itamar de Assumpção, conhecido
como o "maldito da MPB", misturou samba com rock e funk, entre outros ritmos, em letras impregnadas de sátira e crítica social.
Itamar Assumpção (Francisco José Itamar de Assumpção), compositor, cantor, arranjador e instrumentista, nasceu em Tietê SP (13/9/1949) e faleceu em São Paulo SP (12/06/2003). Lançou-se com sua banda Isca de Polícia em 1979, participando do Festival Feira da Vila (no...