×

Curiosidades sobre Inezita Barroso

Enviar curiosidade >
  • Inezita começou na TV Cultura um horário seu, sempre divulgando violeiros, cantores, sertanejos, que está no ar desde 1968. Participou desse programa, que se chama: "Viola, minha viola", Moraes Sarmento , que no começo a ajudava a apresentá-lo. Depois Inezita ficou sozinha no programa, mas não o deixou cair. Por seu programa já passaram todos os cantores "caipiras", palavra que ela ama e enaltece. Para ela, que em verdade nasceu na capital paulistana, São Paulo é pouco ligado às suas raízes. Nisso difere de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e do nordeste brasileiro, mais ciosos de suas raízes.
  • A vocação de Inezita para a música começou aos sete anos, quando começou a ter aulas de violão, e aos 11, quando passou a estudar piano.
  • A paulista Inês Madalena Aranha de Lima conhecida como Inezita Barroso é cantora, instrumentista, arranjadora, folclorista, atriz e professora.
  • Enquanto apresentadora, Inezita comandou programas na TV Record, SBT e Cultura, onde está há 28 anos no comando do ‘Viola Minha Viola’.
  • Estudou sempre no Colégio Caetano de Campos, no centro da capital paulista. Desde cedo gostava de declamar, de cantar e de tocar violão, mas apaixonou-se por viola. Cantava em quermesses, igrejas, festas de aniversário, sem nunca pensar que viria a ser uma profissional. Mas aí se casou com um cearense, Adolfo Cabral Barroso e começou a viajar por todo o nordeste brasileiro. Começou a cantar em rádio. Chegando a São Paulo, foi cantar na Rádio Nacional. Em 1954 foi para a TV Record, que estava sendo inaugurada. Sempre com programa próprio. Fez filmes na Vera Cruz.
  • nezita Barroso tornou-se então um baluarte, nessa luta contínua. Hoje é professora de Folclore em várias faculdades, mas canta sempre, pois sua voz e sua musicalidade são inconfundíveis e eternas. A cantora recebeu o título de "Cidadã Paulista", na Camâra de Vereadores de São Paulo e inúmeros outros galardões. Foi enredo de samba várias vezes. E tudo isso ela ama, embora seja uma mulher discreta e de vida comedida. Só o que não gosta é da música sertaneja, que é cópia da música americana. Só não gosta do que não é autêntico. Batalhadora, guerreira, essa é Inezita Barroso, com sua voz sem ímpar, nome maior, no cenário artístico nacional.
  • Ao longo dos mais de 50 anos de carreira, Inezita gravou cerca de 80 discos, entre compactos, LPs, CDs e coletâneas. Inezita também já ganhou diversos prêmios, como: o Roquette Pinto e Guarani.
  • Lançou o programa "Vamos falar de Brasil", e foi, aos poucos, tornando-se uma cantora essencialmente brasileira. Ganhou na sua vida artística todos os prêmios possíveis. Ganhou sete "Roquete Pinto", maior troféu da época. Ganhou o "Saci", do cinema. Ganhou o Prêmio Sharp, sempre como melhor cantora. Estudou folclore "in loco", indo por todo o interior brasileiro buscando as raízes, as danças, os sons, as músicas.
  • Alem de cantora e apresentadora de televisão Inezita é Professora de artes em uma faculdade da zona oeste
  • A família do pai sempre foi muito musical. Ninguém era profissional, mas todos tinham paixão pela música e tocavam instrumentos musicais. Havia uma avó que cantava e Inezita acha que herdou seu dom dela. O avô era professor de Grego e Latim. Inezita nasceu no bairro da Barra Funda, em 04 de março de 1925, um domingo de carnaval. Inezita era moleca, gostava de brincar com os meninos.
  • Teve uma filha, e hoje tem três netas já grandes. Mas, na verdade, sempre foi solitária, pois seu grande prazer é viaja., cantar e ensinar folclore. Inezita gravou 78 discos, entre 78 Rotações, LPs e CDs. Uma música sua de grande sucesso foi "Marvada Pinga", conhecida até hoje pelas novas gerações.

Mais tocadas

Ouvir Inezita Barroso Ouvir

Biografia

Ver completa >
Nascida numa família aristocrática e apaixonada pela cultura e, principalmente, pela música brasileira, Inezita começou a cantar e tocar violão e viola desde pequena, com sete anos. Estudiosa, matriculou-se no conservatório e aprendeu piano. Formou-se em biblioteconomia pela USP, antes...

Discografia

Ver mais >

Artistas relacionados

Ver mais >

Últimas notícias

Ver mais >