A Torcida Organizada Império Alviverde, conhecida apenas por Império Alviverde ou pelo acrônimo IAV, é uma torcida organizada de futebol, a maior do Coritiba Foot Ball Club. Fundada em 2 de Outubro de 1977, é destaque pela sua vibração e pela sua bateria, que conta com diversos instrumentos musicais, além dos projetos sociais que desenvolve. É considerada a maior torcida organizada do sul do brasil.
Bateria é uma orquestra formada exclusivamente por instrumentos de percussão de sons graves, médios e agudos, que são distribuídos de acordo com o mestre da bateria. Suas batidas firmes pulsam sempre no compasso binário (2/4), que é a divisão de uma unidade de tempo em duas partes iguais, um tempo forte e um tempo fraco. A bateria da Império possui ensaios semanais que acontecem sempre aos sábados às 15h, e são abertos à todas as pessoa.
A Império Alviverde tem um importante papel social na região de Curitiba. A torcida organiza junto aos associados doações de sangue em massa em parceria com o Hemepar, arrecadação de alimentos e brinquedos para crianças e instituições carentes em Curitiba e região metropolitana, trabalhando em conjunto com o Cori Ação e o Coritiba. Divulga campanhas diversas como o combate à crimes relacionados à pedofilia, através da Internet, ajuda a encontrar pessoas desaparecidas em parceria ao Movimento Nacional em Defesa da Criança Desaparecida e é reconhecida pelas suas ações contra a violência.
A administração atual possui um projeto interno que visa orientar e incentivar o jovem a combater o uso de drogas e a violência nos estádios. O principal objetivo deste projeto é limpar a imagem das torcidas organizadas que, em sua imensa maioria, são injustiçadas graças à infratores que promovem ações de ordem criminal e imoral, sujando a imagem e o trabalho realizado pelas torcidas.