O Ill Niño, começa quando o ex-baterista do Pro-Pain, Dave Chavarri, juntamente com o vocalista Jorge Rosado (depois vocalista do Merauder), formaram uma banda chamada El Niño.
Em pouco tempo a banda já tinha muitos fãs locais, suporte de algumas rádios e acabaram rolando turnês com as bandas Hatebreed e Fear Factory.
O El Niño se tornou Ill Niño quando o baterista do Soulfly, Roy Mayorga, deixou a banda na cidade de Old Bridge, New Jersey. Dave Chavarri, que já era camarada de longa data de Max Cavalera e do guitarrista Mikey Doling, foi convidado para assumir temporariamente as baquetas do Soulfly... e aceitou!
Depois de dois meses em tour com o Soulfly, Chavarri volta com suas forças renovadas e cheio de novas idéias para implantar na banda. Foi aí que Dave achou que era a hora de procurar um novo vocalista que se adaptasse as mudanças no som do Ill Niño.
Após uma longa procura encontraram o brasileiro Christian Machado. Mas as novidades não pararam por aí, a banda também colocou outro brasileiro, Jardel Paisante, na guitarra, Marc Rizzo na outra guitarra, o baixista Lazaro Pina e o percusionista Roger Vasquez.
Com essa formação o Ill Niño despejou sobre seus fãs o peso de suas músicas, uma mistura de metal e ritmos latinos com quebradas e riffs explosivos. Declaração de Dave sobre a sonoridade latina da banda:"Nós usamos de bongôs a congas, timbals a tambores e tons tribais. A maior parte da parte latina da percussão foi feita pelo Roger Vasquez. Quando chegamos na parte de batibas tribais, Roger e eu dividimos a tarefa. Ele e eu tivemos um ótima conexão quando tocamos nesse álbum e nós estamos sintonizados quando fazemos nossas performances juntos."
Em 2000, o Ill Niño esteve em turnê com as bandas Kittie, Soulfly, Snapcase entre outras.
A banda assinou com a Roadrunner Records e em 2001 criou o agressivo "Revolution... Revolucion". O primeiro single foi "God Save Us", com certeza a faixa mais pesada do álbum.