Possui ascendência inglesa e irlandesa por parte de pai e norueguesa e dinamarquesa por parte de mãe. Seu pai foi adotado por uma família sueco americana e acabou ficando com o sobrenome Österberg.
Após um acidente em março de 2010 no qual Iggy se atirou do palco e a platéia não o segurou deixando-o cair no chão, ele anunciou que não faria mais stage-dive, que de qualquer forma estava velho demais para tal proeza, no entanto já o fez em várias ocasiões desde então, citando apresentações em Madrid, Zottegem e Londres.
Seu pai, James Newell Osterberg, era professor de inglês em uma escola de segundo grau e treinador do time de baseball da escola Fordson (Dearborn, Michigan). Iggy foi criado em um camping para trailers em Ypsilanti, Michigan
Em 1991, Iggy e Whitey Kirst contribuíram com a música "Why was i born (Freddy's Dead)" para a trilha sonora do filme "Freddy's Dead: The Final Nightmare".
Em junho de 2009, Iggy lançou um disco solo, "Préliminaires", inspirado na novela em francês do autor Michel Houellebecq chamada "La Possibilité d'une île" (traduzido para o inglês como "The possibility of an island), Iggy tinha sido convidado a fazer a trilha sonora para um documentário que Michel iria fazer para a novela. Este disco tem influências de jazz clássico lembrando Louis Armstrong e Jelly Roll Morton.
Em 2008 tocaram versões das músicas "Burning Up" e "Ray of Light" na indução de Madonna no Rock and Roll Hall of Fame. De acordo com o guitarrista Ron Asheton, Madonna pediu para que os Stooges tocassem no seu lugar como forma de protesto ao Hall da Fama do Rock and Roll, por não ter induzido o "The Stooges" mesmo tendo eles aparecido seis vezes na cédula de nomeações.
Em 2007 os Stooges gravaram um novo disco de estúdio, "The Weirdness", que teve a produção de Steve Albini. No mesmo ano outra biografia de Iggy foi lançada, "Open Up and Bleed" (por Paul Trynka).
Em 2003 lançou o álbum "Skull Ring", com participações especiais dos convidados Sum 41, Green Day, The Trolls e Peaches. Para esse disco Iggy se reuniu com os membros sobreviventes do Stooges para a gravação de três músicas ("Little Eletric Chair", "Skull Ring" e "Dead Rock Star"), eles não tocavam juntos desde 1974.
Em 1997 remixou o disco "Raw Power", deixando-o com um som ainda mais cru e sujo, segundo as reclamações dos fãs, David Bowie havia deixado o som enlamaçado e com os graves deficientes. Iggy escreveu nas notas do novo lançamento que no novo mix tudo ficou no vermelho ("Everything's still in the red").
Em 1993, lançou o álbum "American Caesar", incluindo dois singles de sucesso, "Wild America" e "Beside You". Também participou da gravação do disco "Giant Robot" de Buckethead e "Systeme D" de Les Rita Mitsouko.
Em 2000 participou das músicas "Rolodex Propaganda" e "Enfilade" da banda At the Drive-In.
Em 1985, Iggy gravou algumas demos com Steve Jones, mostrou elas à David Bowie, que se ofereceu para produzir um novo disco que viria a ser "Blah Blah Blah", esse disco contava com um cover de "Real Wild Child", originalmente popular pelo pioneiro do rock australiano Johnny O'Keefe em 1959. O single dessa música atingiu o Top 10 no Reino Unido e teve sucesso pelo mundo todo e se mantém como o único sucesso comercial da carreira solo de Iggy. "Blah Blah Blah" foi o disco de Iggy que atingiu o maior número na parada da billboard desde "The Idiot"(1977), chegando em #75 no Top 200.
Em 1992, participou com Goran Bregovich da trilha sonora do filme "Arizona Dream". Iggy cantou quatro músicas: "In the deathcar", "TV Screen", "Get The Money" e "This Is A Film". Também participou da gravação da música "Black Sunshine" da banda "White Zombie.
Em 1990, Iggy gravou "Brick by Brick", produzido por Don Was, com participações de Slash do Guns n' Roses e Kate Pierson do B-52's, e ainda algumas bandas locais de Hollywood, das quais dois integrantes (Whitey Kirst e Craig Pike) formariam a banda para a turnê de Iggy, documentada em "Kiss My Blood" (1991). Esse vídeo teve produção do famoso diretor Tim Pope e foi filmado em no Olympia em Paris.
Em 1995, Iggy teve novo sucesso no mainstream quando sua música de 1977, "Lust fo Life" apareceu na trilha sonora do filme "Trainspotting". Um novo clipe foi gravado para a música. A música também serviu como trilha de um comercial da "Royal Caribean Cruise Lines" e como tema do programa de TV "The Jim Rome Show".
Iggy_Pop (USA) - Proto Punk_Punk Rock_Garage Rock_Glam Rock_Shock Rock_Jazz_Hard Rock
Com seus gestos abusivos, catárticos e às vezes perigosos, e com seu rock'n'roll impecável, Iggy Pop conquistou tanto os punks dos anos 70 quanto os grunges dos anos 90. Com...