Nascido na cidade do Rio de Janeiro, o guitarrista Marcelo Oliveira iniciou sua história com a música aos 11 anos de idade. Aos 12 anos ganhou sua primeira guitarra e, desde então, não parou mais. Ao longo de sua carreira artística, esteve inserido em diversos estilos, o que fez com que formasse sua identidade musical.
Com o passar dos anos, Marcelo começou a montar seu estúdio particular. Em 2005, entre acordes de guitarra e viradas na bateria surgiu um arranjo que muito lhe agradou: era a primeira versão da música Sober Dreams que acabara de nascer. A linha melódica veio logo em sua mente e a letra fora escrita com grande ajuda de seu amigo Eduardo Dias, o qual já dividira o palco com Marcelo em outra banda. Embora o eu-lírico da canção pareça ser masculino, o guitarrista imaginou sua nova composição cantada por uma mulher. Em Marcelo, surgiu o desejo de montar uma banda que seguisse o estilo do que havia sido criado. Saiu em busca de músicos que estivessem interessados em tornar seu projeto real.
Durante a procura, o nome Hydria foi sugerido por Fabiana Santos, amiga de Marcelo. Hydrias são antigos artefatos gregos de cerâmica (semelhante às ânforas) onde se guardava água. Nelas, eram comumente pintadas cenas sobre a mitogia e o cotidiano dos gregos. O nome soou bem e agradou ao guitarrista.
Em 2006, após a passagem de outras cantoras, Raquel Schüler, que com 17 anos era vocalista de outra banda, fez um teste para o Hydria. Encontrou-se, enfim, a voz que Marcelo sempre imaginara.
Entretanto, Raquel não abandonou sua antiga banda, e não ingressou no Hydria. Nesse intervalo, outras vocalistas passaram, assim como outros músicos. Dentre estes, estava Juliana Bittencourt, que embora tenha começado sua carreira de musicista como guitarrista, tornou-se integrante da banda tocando contra-baixo.
No início de 2007, a antiga banda onde a Raquel cantava foi encerrando o seu trabalho e com isso, os músicos Márcio Klimberg (tecladista) e Renan Oliveira (Baterista) que também eram componentes do antigo grupo acompanharam-na no novo trabalho.
Gravou-se primeiramente a música Sober Dreams e, em seguida, a Mirror Of Tears. Estas foram disponibilizadas na comunidade do Hydria em um famoso site de relacionamento. O crescimento repentino da comunidade serviu como um grande estímulo para continuarem com o trabalho. Contudo ainda faltava achar a pessoa certa para ocupar o posto de outro guitarrista da banda.
Em agosto do mesmo ano, Luana França surpreendeu a todos com o seu entusiasmo. “Parecia que ela já fazia parte da banda desde o início” - disse Márcio Klimberg após o ‘ensaio-teste’ com ela.
Fechando sua formação, a banda está em fase de conclusão de seu primeiro álbum. Em outubro de 2007, Juliana deixa o posto de baixista e Turu Henrick assume a posição. Em seguida Renan dá lugar a Fabiano, baterista do Allegro e a banda consolida sua formação, fazendo seu Debut ao vivo no Full Metal Festival dia 21/10/07. Em 13/04/08, o Hydria abriu o show da banda Within Temptation em sua primeira apresentação no Brasil, em São Bernardo do Campo. No dia 31/08/08, mais um grande show é marcado com a presença da banda, quando abrem o show de Tarja Turunen no Rio de Janeiro.
Por um atraso na pensagem, o 1º álbum, entitulado “Mirror of Tears” após sofrer diversas alterações na data de seu lançamento, foi lançado no no mês de Novembro de 2008.
Hydria é formado atualmente por:
Raquel Schüler - Vocal
Marcelo Oliveira - Guitarra & Grunts
Turu Henrick - Baixo
Márcio Klimberg - Teclados & Synths