×

Biografia de Huey Dunbar

Huey Dunbar, nasceu no dia 15 de maio de 1974. Nascido
em Nova York, de uma mãe porto-riquenha e pai jamaicano.

Huey cresceu em todo Nova York, Harlem, Washington Heights, Queens, Bronx e ainda passou alguns anos da sua infância vivendo em Lares, Porto Rico.

Desde pequeno começou a descobrir o dom da música, sua mãe o motivou a cantar e foi fundamental para ajudá-lo a desenvolver um profundo amor por suas raízes porto-riquenhas.

Ela expôs Huey a muitos sons diferentes e ele cresceu ouvindo uma grande variedade de gêneros musicais, incluindo a música dos anos 50 através dos anos 80 e 90.

Uma de suas influências musicais incluem Ruben Blades, a quem ele admirava como cantor e letrista.

Durante seu último ano no colégio, Huey tentou a sua sorte e talento em uma pesquisa realizada pelo talento salsa produtor Sergio George e promotor clube Adam Torres.

Na época, o Sr. George era conhecido por ajudar a desenvolver um novo som urbano para os amantes de música tropical, tendo já produzido freestyle e artistas da dança, como "La Índia e Marc Anthony.

O vocal surpreendente de Huey vocal impressionou o Sr. George, que imediatamente tomou interesse no desenvolvimento dele como um artista.

Durante dois anos, Huey refinou e desenvolveu o seu talento natural, aprender a falar e cantar em espanhol e estudando os ritmos da salsa, enquanto fazia fundos em gravações em estúdio e apresentações ao vivo.

Ele trabalhou com artistas latinos respeitados, Yolandita Monge e Victor Manuelle.

Huey teve sua primeira oportunidade para impressionar o público em todo o mundo, quando ele dividiu o palco com La India, com quem percorreu o mundo e cantou o dueto popular, "Vivir Lo Nuestro .., uma parte originalmente cantada por Marc Anthony.

Em 1996, o assunto da unidade, mais uma vez surgiu quando se tornou a filosofia por trás Huey Dunbar e DLG (Dark Latin Groove), um grupo criado por Sergio George, uma vez que ele viu Huey estava pronto para ser um cabeça de cartaz. DLG som ficou conhecido como Salsa (tropicais) músicas com fusões de Hip Hop e Reggae.

Como resultado, o público jovem de todo o mundo ficou encantado com o primeiro álbum DLG's, "Dark Latin Groove".

O primeiro single do álbum, "No Morira", dominou a primeira posição nas paradas da Billboard Latin durante seis semanas consecutivas.

O segundo single, "Todo Mi Corazon", também alcançou o número um slot, DLG ganhar seu primeiro Grammy Award.

Em 1997, DLG lançou seu segundo álbum, "Swing On", dobrando as vendas do primeiro álbum, atingindo status de platina triplo, no mercado latino, nos Estados Unidos, bem como na Colômbia, Costa Rica, Uruguai e Peru, estabelecendo novos recordes e garantir oportunidades enormes para futuros artistas oferecendo gêneros semelhantes de música.

O single, "La Quiero A Morir ", atingiu e manteve a posição de número um na lista Tropical Billboard por várias semanas e é ainda hoje uma multidão favorito em eventos ao vivo.

Em 1999, DLG lançou seu terceiro álbum," Gotcha ", que lhes concedeu a sua segunda indicação ao Grammy. Eles excursionou extensivamente e conseguiu abrir o mercado para este gênero de música em países onde normalmente não é ouvido, como a Espanha, Bolívia, Argentina e Uruguai.

Em 2000, Greatest Hits DLG foi divulgado que incluiu um número de favoritos do passado, bem como como o dueto de sucesso com Huey e salsa grande Eddie Santiago, intitulado "Que Locura Enamorarme De Ti".

Naquele mesmo ano, DLG deu sua última performance e Huey Dunbar começaram a embarcar em sua carreira solo.

Em 2001, Huey lançou seu primeiro álbum solo intitulado, "Yo Si Me Enamore".

O álbum incluiu fusões Huey da assinatura e simultaneamente para explorar outros gêneros latinos como Bolero, Balada, pop latino e ritmos do Filho.

O álbum deu vários sucessos como "Con Cada Beso",
"Amor De Siempre ", a faixa título," Yo Si Me Enamore.., bem como um dueto com a mexicana Lucero.

Com este álbum ganhou Huey Dunbar o aclamado Premio Lo Nuestro, o Latin Billboard Award para "Best New Artist" e uma indicação ao Grammy Latino.

Em 2003, Huey lançou seu segundo álbum solo, "Music For My Peoples", mais uma vez mostrando seu tenor vocal habilidades e sua capacidade de trazer sabores diferentes de música juntos, incluindo R & B, Dance, Hip Hop, Reggae, Tropical e ritmos do Caribe.

Ele também contou com a participação de produtores de novos e diferentes e artistas como Mike e Lenny Santos, do grupo América Aventura, Cool and Dre eo rapper Fat Joe.

"Music For My Peoples" serve como um precursor do ideal para o que está para vir com Huey Dunbar e seus planos futuros.

Em 1996, Huey Dunbar definir a precedência e ajudou a criar um gênero de música, elevando o seu sucesso em toda a América Latina, Europa e Ásia, onde seus fãs continuam fiéis.

Dez anos mais tarde, seus efeitos já dominante, com a aceitação mundial de Reggaeton e da existência de ritmos latinos e os sons encontrados no mainstream da música pop americana.

É agora tempo para todo o mundo a introduzir Huey Dunbar, o som da sua voz inconfundível e indescritível.