Nos primóridios da obra adventista no Brasil, na década de 1890, os membros de nossas igrejas pertenciam em sua maioria a comunidades alemãs no sul, e por isso os hinos eram cantados em alemão. O hinário usado vinha da igreja adventista da Alemanha, o "Zions Lieder", e continha mais de 1.00 hinos. A igreja,porém começou a crescer em várias partes do país, os filhos da terra foram-se convertendo, e o que cantariam eles nas reuniões religiosasou nos cultos familiares? Havia necessidadede se providenciar um hinário na língua-pátria para atender a igreja que surgia e se desenvolvia rapidamente.
Nessa ocasião, alguns líderes na falta ainda de um hinário nosso, usavam os hinários evangélicos mais conhecidos.Mas foi na primeira década do século XXque começaram a ser feitos no sentido de prover hinos contendo a mensagem adventista em nossa língua, para serem cantados por nossas congregações.Foi Guilherme Stein Jr. o primeiro adventista batizadoem nosso país a tomar iniciativa.Na época ele se tornouredator da casa publicadora brasileira, e começou a traduzir alguns hinos.
Em 1917, a casa publicadora brasileira lançou, a primeira edição do hinário CANTAI AO SENHOR composto de 321 hinos, mas só as letras. Por 19 anos a igreja utilizou esse hinário mas em1933, a editora publicou o primeiro hinário adventista com música, que se chamou HINÁRIO ADVENTISTA. Daí a comissão deste hinário se reuniu e trabalhou intensamente, definindo as diretrizesque deveriam ser seguidas na execução do hinário.
Em 1993, foi realizadaa ultima reunião plenária da comissão que analisou e aprovou o esboço final e daí em diante, a equipe executiva do hinário trabalhou arduamente, por meses seguidos, até que a obra ficasse pronta e fosse entregue à editora para a impressão e acabamentos finais.